Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9673
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O contexto dos alunos surdos quanto aos conhecimentos matemáticos no munícipio de Uruguaiana/RS
Otros títulos : The context of deaf students regarding knowledge mathematicians in the municipality of Uruguiana/RS
Autor(es): Santos, Leonardo Ferreira dos
Primeiro Orientador: Carpes, Patricia Pujol Goulart
1° Membro da banca: Carpes, Patrícia Pujól Goulart
2° Membro da banca: Antunes, Ana Claudia Fagundes
3° Membro da banca: Todeschini, Bruna
Resumo: O referente trabalho de conclusão do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Itaqui/RS, vem mostrar a importância do ensino de Matemática aos alunos com surdez no contexto do município de Uruguaiana, estado do Rio Grande do Sul (RS). O motivo que me levou a escolha por este tema foi a vivência como bolsista do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) e, também, como monitor voluntário da professora do componente curricular de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) ambos na UNIPAMPA. Temos como a situação problema deste trabalho em como os alunos com surdez da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS desenvolvem seus conhecimentos matemáticos? Objetivo geral do trabalho é investigar como os alunos com surdez da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS desenvolvem seus conhecimentos matemáticos. Em específico, objetiva identificar o contexto dos alunos surdos do município de Uruguaiana/RS; identificar os principais recursos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos; estudar a legislação nacional, estadual e municipal vigente para a educação inclusiva, especificamente para surdos; compreender como se dá a formação continuada dos professores quanto a educação inclusiva e; identificar desafios e possíveis adequações que os professores realizam ao ensinar Matemática a alunos surdos. Um dos pontos para o sucesso da inclusão escolar é o acesso para todos os alunos, quando é oferecida para todos oportunidades desafiadoras, atrativas e flexíveis e quando é dada aos estudantes a chance de experimentar propostas educacionais consistentes com suas habilidades e necessidades. O estudo tem caráter bibliográfico e documental, baseado em documentos oficiais e levantamentos dos estudos de autores que tratam da temática. A pesquisa documental foi realizada a partir de documentos oficiais como LDBEN, CNE/CNB e Política Nacional de Educação Especial, no segundo momento foi realizada uma entrevista com a equipe técnica da Secretaria de Educação de Uruguaiana/RS, na sequência, encaminhou-se um questionário, via Google Forms aos professores de Matemática do município que atendem ou atenderam alunos surdos. Para uma melhor compreensão do contexto, também foi organizado um questionário aos professores que atendem no AEE os alunos surdos, e para os intérpretes de Libras do município. Apenas a inserção dos alunos surdos em turmas regulares não vai assegurar que esses alunos irão desenvolver uma aprendizagem, e que muitas vezes não há interação e comunicação adequada por parte do professor com os alunos. Outro fato recorrente é a carência de recursos metodológicos que possam facilitar o ensino da Matemática, a escola e o professor precisam entender que para o aluno desenvolver suas potencialidades e aprender novos conceitos, é preciso utilizar recursos visuais ou outro material que facilite o aprendizado conforme apontado na pesquisa.
Resumen : The conclusion work of the Mathematics graduation course of the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Itaqui/RS, comes to show the importance of teaching mathematics to students with deafblindness in the context of the city of Uruguaiana, state of Rio Grande do Sul (RS). The reason that led me to choose this theme was the experience as a scholarship holder of the Inclusion and Accessibility Center (NInA) and also as a volunteer monitor of the teacher of the curricular component of Brazilian Sign Language (Libras) both at UNIPAMPA. The problematic situation of this work is how deaf students of Basic Education in the city of Uruguaiana/RS develop their mathematical knowledge. The general objective of the work is to investigate how students with deafblindness in Basic Education in the city of Uruguaiana/RS develop their mathematical knowledge. Specifically, it aims to identify the context of deaf students in the municipality of Uruguaiana/RS; identify the main resources adopted by teachers in the process of teaching and learning mathematical knowledge; study the national, state and municipal legislation in force for special education, specifically for deaf people; understand how is the continuing education of teachers regarding special education and; identify challenges and possible adjustments that teachers make when teaching mathematics to deaf students. One of the points for the success of school inclusion is access for all students, when it is offered to all challenging, attractive and flexible opportunities and when students are given the chance to experience educational proposals consistent with their abilities and needs. The documentary research was conducted from official documents such as LDBEN, CNE/CNB and National Policy for Special Education, in the second moment an interview was conducted with the technical staff of the Uruguaiana/RS Education Department, then a questionnaire was sent, via Google Forms to mathematics teachers of the municipality who attend or have attended deaf students. For a better understanding of the context, a questionnaire was also organized for teachers who serve deaf students in the AEE, and for the interpreters of Libras in the municipality. Only the insertion of deaf students in regular classes will not ensure that these students will develop learning, and that often there is no interaction and proper communication from the teacher with the students. Another recurring fact is the lack of methodological resources that can facilitate the teaching of mathematics, the school and the teacher need to understand that for the student to develop their potential and learn new concepts, it is necessary to use visual aids or other material that facilitates learning as pointed out in the research.
Palabras clave : Ensino de matemática
Libras
Recursos didáticos
Alunos Surdos
Mathematics teaching
Teaching resources
Deaf students
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : SANTOS, Leonardo Ferreira dos. O contexto dos alunos surdos quanto aos conhecimentos matemáticos no município de Uruguaiana/RS. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9673
Fecha de publicación : 16-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leonardo Ferreira dos Santos - 2021.pdf616.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.