Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9636
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Aprendizado ativo no ensino médio a partir da abordagem CTS: um estudo de caso sobre agrotóxicos por meio do júri simulado |
Autor(es): | Pereira, Fabiana |
Primeiro Orientador: | Sartori, Paulo Henrique dos Santos |
Coorientador: | Nicoletti, Elenize Rangel |
Resumo: | Este trabalho trata do processo de utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na promoção de aprendizagem de conceitos científicos relacionados ao tema dos agrotóxicos por meio da estratégia didática do Júri Simulado. O público-alvo, constituído pelos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Caçapava do Sul - RS, foi estimulado a buscar e exercitar preceitos básicos de cidadania. Para subsidiar as discussões, criou-se um enredo, baseado em fatos verídicos, que narra a história de vários casos de adoecimentos de pessoas de uma Cooperativa Agrícola no interior do Rio Grande do Sul. De posse desse material, a turma realizou pesquisas orientadas pelas pesquisadora e professora regente da turma, buscando compreender as implicações do uso dos agrotóxicos nos cultivos agrícolas. por meio de um embasamento teórico de cunho científico, tanto favoráveis quanto contrários, para as discussões em torno da temática. Ao se apropriarem da história, os alunos organizaram seus argumentos para a defesa ou acusação, percebendo o quanto os conteúdos de Ciências se aplicam ao cotidiano. O objetivo da pesquisa foi verificar a apreensão de argumentos científicos pelos alunos envolvidos no Júri Simulado ao realizarem a atividade e tipificá-las em categorias emergentes. Para tanto, utilizou-se de relatos e manifestações produzidas por eles, interpretando-as por meio de princípios de análise qualitativa. Pode-se perceber a utilização de argumentos com base científica durante os debates e na retenção imediata à realização do Júri, especialmente por parte da equipe da acusação, evidenciando-se categorias como: i) Efeitos sobre o organismo e a saúde humanas; ii) Utilização de Equipamento de Proteção Individual e agrotóxico. Destaca-se, ainda, que a criação e interpretação de personagens de um tribunal, tais como juiz, promotor, advogados, réus e testemunhas, oportunizou o desenvolvimento de diversas habilidades e competências multidisciplinares, trabalhadas de forma coerente e ao mesmo tempo lúdica, de forma a alicerçar o protagonismo dos alunos em suas ações e produções. |
Resumen : | This work addresses the process of using the Science, Technology, and Society (STS) approach to promote the learning of scientific concepts related to the theme of pesticides through the didactic strategy of Simulated Jury. The target audience, consisting of students from a 2nd-year class in high school at a public school in the municipality of Caçapava do Sul - RS, was encouraged to seek and exercise basic principles of citizenship. To support the discussions, a plot was created, based on true events, narrating the story of various cases of illnesses among people in an Agricultural Cooperative in the interior of Rio Grande do Sul. Armed with this material, the class conducted guided research led by the researcher and class teacher, seeking to understand the implications of pesticide use in agricultural crops through a scientific theoretical basis, both in favor and against, for discussions on the topic. By appropriating the story, students organized their arguments for the defense or accusation, realizing how science content applies to everyday life. The research's objective was to verify the understanding of scientific arguments by the students involved in the Simulated Jury when performing the activity and categorize them into emerging categories. To do so, reports and expressions produced by them were used, interpreting them through principles of qualitative analysis. The use of scientifically based arguments during debates and immediately after the jury, especially by the prosecution team, can be observed, highlighting categories such as: i) Effects on the human body and health; ii) Use of Personal Protective Equipment and pesticides. It is also noteworthy that the creation and interpretation of characters in a court, such as judge, prosecutor, lawyers, defendants, and witnesses, provided the development of various multidisciplinary skills and competencies, worked on in a coherent and at the same time playful way, supporting the students' protagonism in their actions and productions. |
Palabras clave : | Cidadania Meio ambiente Júri educativo Metodologia ativa Ensino de ciências Citizenship Environment Educational jury Active methodology Science teaching |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citación : | PEREIRA, Fabiana. Aprendizado ativo no ensino médio a partir da abordagem CTS: um estudo de caso sobre agrotóxicos por meio do júri simulado. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9636 |
Fecha de publicación : | 2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA PEREIRA - 2023.pdf | 10.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.