???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9610
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lazzaris, Fabiane-
dc.creatorPujol, Patrícia Araujo-
dc.date.accessioned2024-09-04T20:17:27Z-
dc.date.available2024-09-04-
dc.date.available2024-09-04T20:17:27Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationPUJOL, Patrícia Araujo. Protagonismo e autoria feminina no PNLD 2020 literário. Orientadora: Fabiane Lazzaris. 2024. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9610-
dc.description.abstractThe study addresses the theme “Female Leadership and Authorship in the 2020 Literary PNLD.” The objective of the study is to identify the profile of literary authorship and the prominence of female characters as well as black or indigenous characters present in the PNLD 2020 Digital Guide - Literary, Final Years of Elementary Education. The method employed was bibliographic and documentary research, using specialized search engines for scientific content, publishers' websites, and the Guide’s summaries. Data from 48 romances works recommended for the 6th and 7th grades were collected and cataloged in a spreadsheet on the Institutional Google Drive, gathering and cataloging identifying data and those most related to the research question (How many works have female authorship, female leadership, and indigenous or black leadership?). The data analysis was based on the numbers obtained, which were presented through graphs. These were analyzed using the theoretical contributions of Woolf (2020), to discuss the importance of the female perspective in writing and reading; Adichie (2019), warning about "the danger of a single story"; female leadership in Machado's stories (1986); Ribeiro (2019), teaching about racism and anti-racist practices; and Dalcastagnè (2018), Anzaldúa (1980), and Teish (1980), addressing a new, rich, and necessary perspective on female literary productions. The main result revealed that there is a lack of a Brazilian literary collection aimed at schools that educates young students for gender equity and ethnic-racial relations. In conclusion, a responsible and respectful education of boys and girls, whether in the family or educational context, should include Brazilian female, black, and indigenous literature, promoted by public policies. Keywords: female authorship, children's and youth literature, gender equity, female leadership, black/indigenous leadership.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectProtagonismo negro e indígenapt_BR
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjectFemale authorshippt_BR
dc.subjectChildren's and youth literaturept_BR
dc.subjectGender equitypt_BR
dc.subjectFemale leadershippt_BR
dc.subjectBlack and indigenous leadershippt_BR
dc.titleProtagonismo e autoria feminina no PNLD 2020 literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO trabalho aborda o tema “Protagonismo e autoria feminina no PNLD 2020 Literário”. O objetivo do estudo é identificar o perfil da autoria literária e o protagonismo de personagens femininas bem como de personagens negros e indígenas presentes no Guia Digital PNLD 2020 - Literário, Anos Finais do EF. O método empregado foi a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando sites de busca especializados em conteúdo científico, sites de editoras e os resumos do Guia, compondo uma planilha no Google Drive Institucional com os dados de 48 obras do gênero romance, indicados ao 6º e 7º anos, coletando e catalogando os dados identificatórios e os mais vinculados à questão oriunda da investigação (Quantas obras possuem autoria feminina, protagonismo feminino e protagonismo indígena e negro?). A análise dos dados foi embasada nos números obtidos, sendo mostrados através de gráficos. Esses foram analisados a partir das contribuições teóricas de Woolf (2020), de modo a discorrer sobre a importância da visão feminina na escrita e na leitura; Adichie (2019), alertando sobre "o perigo de uma história única"; o protagonismo feminino nas histórias de Machado (1986); Ribeiro (2019), ensinando sobre racismo e práticas antirracistas; Dalcastagnè (2018), Anzaldúa (1980) e Teish (1980), versando sobre um novo olhar, rico e necessário, das produções literárias femininas. Revelou-se como principal resultado, que se carece de um acervo literário brasileiro direcionado às escolas que eduque jovens estudantes para a equidade de gênero e relações étnico-raciais. Concluindo, uma formação responsável e respeitosa de meninos e meninas, seja no contexto familiar ou educacional, deve incluir a literatura brasileira feminina, negra e indígena, fomentada por políticas públicas. Palavras-Chave: autoria feminina, literatura infanto-juvenil, equidade de gênero, protagonismo feminino, protagonismo negro e indígena.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Patrícia Araujo Pujol - 2024.pdf1.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???