???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9589
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Parolin, Radael de Souza-
dc.creatorFresingheli, Patricia Maieski Leal-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:57:18Z-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-09-02T18:57:18Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.identifier.citationFRESINGHELI, Patricia Maieski Leal. Estudo de sólidos de revolução com modelagem matemática. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9589-
dc.description.abstractThe work proposes a sequence of activities with Mathematical Modeling, with the aim of approaching the topic of Solids of Revolution so that students can realize that solids are related to their daily lives, based on a task that is to bring the objects to the classroom and make comparisons with already known solids, using the Learning Object that was designed to help visualize and verify results. The classes were planned so that studies take place in a more participatory manner at all stages, from choosing the object to validating the results, considering the stages of mathematical modeling by Almeida (2011).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSólidos de revoluçãopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectSolids of revolutionpt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectLearning objectpt_BR
dc.titleEstudo de sólidos de revolução com modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeStudy of solids of revolution with mathematical modelingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3193451828569857pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321947327740091pt_BR
dc.contributor.referee1Parolin, Radael de Souza-
dc.contributor.referee2Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.contributor.referee3Damin, Willian-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292744024160834pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578163028362070pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321947327740091pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe uma sequência de atividades com Modelagem Matemática, com o objetivo de abordar o conteúdo de Sólidos de Revolução para que os alunos consigam perceber que os sólidos estão relacionados ao seu cotidiano, a partir de uma tarefa que é trazer os objetos para a sala de aula e fazer comparações com os sólidos já conhecidos, utilizando-se do Objeto de Aprendizagem que foi elaborado para ajudar na visualização e na verificação de resultados. As aulas foram formuladas para que os estudos ocorram de uma maneira mais participativa em todas as etapas, desde a escolha do objeto até a validação dos resultados, considerando as etapas da modelagem matemática de Almeida (2011).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Patricia Maieski Leal Fresingheli - 2024.pdf2.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???