Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Integração entre Python e QGIS: cálculo de sinuosidade
Título(s) alternativo(s): Integration between Python and QGIS: sinuosity calculation
Autor(es): Varanis, Wederson Martins
Primeiro Orientador: Galafassi, Cristiano
Coorientador: Oliveira, Leydimerre Janny Cota
1° Membro da banca: Galafassi, Cristiano
2° Membro da banca: Oliveira, Leydimere Janny Cota
3° Membro da banca: Elesbão, Igor Silveira
Resumo: A gestão eficiente dos recursos hídricos, que é essencial para a sobrevivência humana e a manutenção de ecossistemas, é um dos objetivos das Nações Unidas, com metas de cooperação e capacitação internacional até 2030. No contexto tecnológico, a utilização de Sistemas Qgis ® pode auxiliar na análise do coeficiente de sinuosidade dos rios, uma variável que afeta a erosão, a sedimentação e a qualidade da água. No entanto, a falta de ferramentas específicas para essa análise no Qgis ® representa um desafio. Assim, a criação de um plugin específico para calcular o coeficiente de sinuosidade de rios em Python para a plataforma Qgis® visa preencher essa lacuna, facilitando o monitoramento e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Foi desenvolvido um plugin na plataforma PyCharm® utilizando a linguagem Python, com o código dividido em oito passos, a partir de umdiretórioconfigurado para arquivo de metadados e os arquivos de inicializaçãoelógicaprincipal, com o apoio de bibliotecas. Implementou-se o arquivo responsável pelo cálculo do coeficiente de sinuosidade, utilizando a equação do coeficiente de sinuosidade, podendo ser adicionado ícones. O plugin foi instalado noQgis® e sua ativação se deu no complemento do software. O plugin permite que o usuário selecione um trecho hidrológico para o cálculo de coeficiente de sinuosidade por meio de uma camada vetorial no Qgis ®.
Abstract: Efficient water resource management, essential for human survival and ecosystem maintenance, is one of the United Nations' goals, with targets for international cooperation and capacity building by 2030. In the technological context, the use Qgis® can assist in analyzing river sinuosity coefficient, a variable that affects erosion, sedimentation, and water quality. However, the lack of specific tools for this analysis in GIS presents a challenge. Thus, creating a specific plugin to calculate river sinuosity coefficient in Python for the Qgis® platform aims to fill this gap, facilitating the monitoring and sustainable management of water resources. A plugin was developed on the PyCharm® platform using Python, with the code divided into eight steps, starting from a directory configured for metadata files and initialization and main logic files, with the support of libraries. The file responsible for calculating sinuosity coefficient equation, and icons can be added. The plugin was installed in Qgis® and activated in the software's complement. The plugin allows the user to select a hydrological segment for the sinuosity coefficient calculation through a vector layer in Qgis®.
Palavras-chave: Coeficiente de sinuosidade
Programação Python
Hidrologia
Sinuosity coefficient
Python programming
Hydrology
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: VARANIS, Wederson Martins. Integração entre Python e QGIS: cálculo de sinuosidade. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9579
Data do documento: 11-Jul-2024
Aparece nas coleções:Engenharia de Agrimensura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wenderson Martins Varanis - 2024.pdf2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.