Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9526
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cosméticos como temática para contextualização de propriedades físico-químicas no ensino de química |
Autor(es): | Abatti, Laura Nogueira |
Primeiro Orientador: | Silva, Elisabete de Avila da |
1° Membro da banca: | Silva, Elisabete de Avila da |
2° Membro da banca: | Casartelli, Maria Regina de Oliveira |
3° Membro da banca: | Missau, Fabiana Cristina |
Resumo: | Os cosméticos são produtos utilizados para melhorar ou alterar a aparência do rosto, pele e cabelo. Com o avanço da tecnologia, por meio da ciência, os cosméticos foram se transformando, seja para acompanhar o padrão de beleza da época ou para diminuir as toxicidades. Neste trabalho buscou-se abordar a temática cosméticos por meio da contextualização das propriedades físico-químicas presentes na composição das maquiagens. Este estudo foi realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Bagé, tendo como objetivo principal avaliar a aplicação da temática cosméticos contextualizando as propriedades físico-químicas presentes na composição das maquiagens. Para o desenvolvimento das atividades de ensino adotou-se a estrutura da Sequência Didática, empregando os 3 Momentos Pedagógicos. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo descritivo e buscou-se a partir da problematização inicial coletar as informações do conhecimento prévio dos estudantes a respeito desta temática. Na etapa de organização do conhecimento foram abordados conceitos importantes referentes a cosméticos e principalmente, sobre maquiagens, tendo como objetivo abordar as propriedades físico-químicas de algumas substâncias presentes nos cosméticos. Para a etapa aplicação do conhecimento os alunos realizaram uma apresentação oral discutindo propriedades físico-químicas de alguns compostos selecionados, assim como responderam um questionário final, nesta etapa avaliou-se os conhecimentos adquiridos por eles após a aplicação da sequência didática. Considera-se que a aplicação da SD obteve o resultado esperado, pois os discentes demonstraram maior compreensão sobre a temática cosméticos e propriedades físico-químicas. Os alunos, no decorrer da aplicação da sequência didática, se envolveram no processo de ensino-aprendizagem, tornando-se ativos em suas construções de saberes. Portanto, considera-se que o uso de temáticas que estão envolvidas no cotidiano do aluno, tal como cosméticos, contribui para a compreensão de propriedades físico-químicas de compostos químicos e colaboram para uma aprendizagem significativa no ensino de química. |
Abstract: | Cosmetics are products used to improve or change the appearance of the face, skin and hair. With the advancement of technology, through science, cosmetics were transformed, either to follow the beauty standard of the time or to reduce toxicities. In this work, we sought to approach the theme of cosmetics through the contextualization of the physical-chemical properties present in the makeup composition. This study was carried out in a 3rd year high school class at a state school in the city of Bagé, with the main objective of evaluating the application of the theme cosmetics, contextualizing the physical-chemical properties present in the makeup composition. For the development of teaching activities, the structure of the Didactic Sequence was adopted, using the 3 Pedagogical Moments. The methodology used in this research was of a qualitative and descriptive nature and, based on the initial problematization, we sought to collect information on the students' prior knowledge about this topic. In the knowledge organization stage, important concepts related to cosmetics and, mainly, makeup were addressed, with the objective of approaching the physicochemical properties of some substances present in cosmetics. For the application of knowledge stage, the students made an oral presentation discussing the physicochemical properties of some selected compounds, as well as answering a final questionnaire. In this stage, the knowledge acquired by them after the application of the didactic sequence was evaluated. It is considered that the application of the SD obtained the expected result, as the students demonstrated a greater understanding of the theme of cosmetics and physical-chemical properties. The students, during the application of the didactic sequence, became involved in the teaching-learning process, becoming active in their construction of knowledge. Therefore, it is considered that the use of themes that are involved in the student's daily life, such as cosmetics, contributes to the understanding of physical-chemical properties of chemical compounds and collaborates for a meaningful learning in chemistry teaching. |
Palavras-chave: | Cosméticos Ensino de química Propriedades físico-químicas Cosmetics Chemistry teaching; Physical-chemical properties |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | ABATTI, Laura Nogueira. Cosméticos como temática para contextualização de propriedades físico-químicas no ensino de química. 2023. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9526 |
Data do documento: | 30-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laura Abatti 2023.pdf | 6.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.