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dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorFonseca, Taiza da Hora-
dc.date.accessioned2024-08-08T00:10:50Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-08T00:10:50Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationFONSECA, Taiza da Hora. Lígia Farinha Almeida - feminismo, educação e resistência na Rainha da Fronteira (1947-1955). 2024. 186f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9489-
dc.description.abstractThis scientific research, located in the field of History of Education, aimed to understand and analyze the political, educational and pedagogical performance of Lígia Farinha Almeida, the first woman elected councilor in the municipality of Bagé, located in Rio Grande do Sul, in the period from 1947 to 1955. The methodology focused on the theoretical approach of Historical-Critical Social Pedagogy from an anti-positivist perspective (Saviani, 1986, 2004, 2011, 2013), characterized as a documentary analysis research with a qualitative approach. The theoretical framework used to understand the nature of Lígia Farinha Almeida's work was based on the field of History of Education, supported by authors such as Bica (2013), Bacellar (2006), Saviani (2004), Garrido (1993) and Pimentel (2001) and in gender studies, with decolonial and feminist perspectives along with Almeida (2007), Beauvoir (1967), Davis (2016), Del Priore (1993, 2004), Louro (1997), Rocha-Coutinho (1994), Scott (1995). Investigating sources present in the Tarcísio Taborda Municipal Public Archive, the Dr. Otávio Santos Municipal Library, the Dom Diogo de Souza Museum and private archives accessed through semi-structured interviews carried out with family members and people close to the educator. Thus, through this work, it was possible to perceive the historical, political and educational relevance of Lígia Farinha Almeida, standing out as a powerful and transformative political figure in a social context that was mostly dominated by men. In this way, unveiling the tensions in relation to gender, as well as the understanding of a political and educational situation in the municipality of Bagé/RS between the period from 1947 to 1955.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLígia Farinha Almeidapt_BR
dc.subjectMulheres na políticapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBagépt_BR
dc.subjectRSpt_BR
dc.subjectWomen in politicspt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleLígia Farinha Almeida - feminismo, educação e resistência na Rainha da Fronteira (1947-1955)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee2Seffner, Fernando-
dc.contributor.referee3Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa científica, situada no campo da História da Educação, teve como objetivo compreender e analisar a atuação política, educacional e pedagógica de Lígia Farinha Almeida, a primeira mulher eleita vereadora no município de Bagé, localizado no Rio Grande do Sul, no período de 1947 a 1955. A metodologia concentrou-se na abordagem teórica da Pedagogia Histórico-Crítica Social em uma perspectiva antipositivista (Saviani, 1986, 2004, 2011, 2013), caracterizando-se enquanto uma pesquisa de análise documental com abordagem qualitativa. O referencial teórico utilizado para compreender a natureza da atuação de Lígia Farinha Almeida foram assentados no campo da História da Educação, nos apoiando em autores como Bica (2013), Bacellar (2006), Saviani (2004), Garrido (1993) e Pimentel (2001) e em estudos de gênero, com perspectivas decoloniais e feministas junto a Almeida (2007), Beauvoir (1967), Davis (2016), Del Priore (1993, 2004), Louro (1997), Rocha-Coutinho (1994), Scott (1995). Investigando fontes presentes no Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, na Biblioteca Municipal Dr. Otávio Santos, no Museu Dom Diogo de Souza e em Arquivos de ordem privadas acessados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com familiares e pessoas próximas à educadora. Assim, por meio deste trabalho, foi possível perceber a relevância histórica, política e educacional de Lígia Farinha Almeida, destacando-se enquanto uma figura política potente e transformadora de um contexto social que era dominado majoritariamente pelos homens. Desvelando, dessa maneira, os tensionamentos em relação ao gênero, como também, a compreensão de uma conjuntura política e educacional do município de Bagé/RS entre o período de 1947 a 1955.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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Dis Taiza Fonseca 2024.pdf16.26 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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