???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9488
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: "Meninos vestem azul, meninas vestem rosa”: análise da inserção feminina em cursos de engenharia da Unipampa - campus Bagé
Autor(es): Swenson, Gabriela Ximendes
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Stecanella, Nilda
3° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, especificamente na linha de pesquisa 1: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas plurais, inovadoras e inclusivas. A temática abordada foi: a mulher no ensino superior, suas perspectivas, os impactos do cotidiano e da Questão Social no processo formativo das discentes em contexto do ensino de engenharia. O objetivo geral é analisar como as narrativas do cotidiano e os aspectos sociais e econômicos influenciam na formação de mulheres no contexto do ensino de engenharia da Unipampa. A pesquisa se configura, metodologicamente, como exploratória e de cunho qualitativo. Além disso, foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental. O lócus é a Universidade Federal do Pampa - Unipampa, especificamente, o Campus Bagé-RS, e tem como sujeitos as discentes mulheres dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção e Engenharia Química. A fase de coleta de dados se deu através de questionário eletrônico, constituído de nove seções, com perguntas fechadas e abertas. A análise foi feita a fim de contemplar três subseções de resultados, sendo eles: o perfil discente, o cotidiano particular e o cotidiano universitário. Dessa forma, é possível inferir que o cotidiano - tanto particular quanto acadêmico - em que as discentes estão inseridas são locais de reprodução e de produção de discursos que permeiam a narrativa das engenharias e profissões correlatas. Mais do que isso, o cotidiano se configura como fator importante para o desempenho acadêmico.
Abstract: This research was carried out in the Postgraduate Program in Teaching at the Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, specifically in research line 1: Plural, innovative and inclusive epistemological and pedagogical perspectives. The theme addressed was: women in higher education, their perspectives, the impacts of everyday life and the Social Question on the training process of female students in the context of engineering education. The general objective is to analyze how everyday narratives and social and economic aspects influence the education of women in the context of engineering education at Unipampa. Methodologically, the research is exploratory and qualitative in nature. Bibliographical and documentary research was also used. The locus is the Federal University of Pampa - Unipampa, specifically the Bagé-RS Campus, and its subjects are female students from the Food Engineering, Computer Engineering, Energy Engineering, Production Engineering and Chemical Engineering courses. Data was collected using an electronic questionnaire, consisting of nine sections with closed and open questions. The analysis was conducted to address three subsections of results: the student profile, private daily life, and university daily life. In this way, it is possible to infer that the daily life - both private and academic - in which the students are immersed are spaces for the reproduction and production of discourses that permeate the narrative of engineering and related professions. More than that, everyday life is an important factor in academic performance.
metadata.dc.subject: Gênero
Engenharias
Ensino superior
Gender
Engineering
Higher education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: SWENSON, Gabriela Ximendes. “Meninos vestem azul, meninas vestem rosa”: análise da inserção feminina em cursos de engenharia da Unipampa - campus Bagé. 2024. 143f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9488
metadata.dc.date.issued: 27-Mar-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dis Gabriela Swenson 2024.pdf1.82 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???