Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9418
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental acerca da planificação de figuras geométricas |
Autor(es): | Oliveira, Luana de Freitas |
Primeiro Orientador: | Soares, Maria Arlita da Silveira |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar como coleções de livros didáticos, elaboradas por mesmo autor e propostas tanto para os Anos Iniciais quanto para o Anos Finais do Ensino Fundamental, abordam atividades que requerem relacionar figuras espaciais a suas planificações e vice-versa. Para isso, buscou-se fundamentação teórica em propostas curriculares e pesquisas que tratam do processo de ensino e aprendizagem de geometria e do desenvolvimento do pensamento geométrico. A escolha metodológica é de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados permite concluir que, a ideia de planificação é abordada pelo autor das coleções em todos os anos do Ensino Fundamental, sendo a maior ênfase verificada no 6º ano. As atividades propostas, em sua maioria, exigem do estudante identificar a planificação correta entre várias possibilidades. Destaca-se, que não foram constatadas atividades que requerem do estudante desenhar a planificação a partir da percepção de uma figura espacial na forma de desenho em perspectiva ou a partir da análise de um objeto, o que pode limitar o desenvolvimento dessa habilidade. |
Abstract: | This work aims to analyze how textbook collections, prepared by the same author and organized for both the Initial and Final Years of Elementary School, propose activities that require relating spatial figures to their representations in the plane and vice versa. For this, a theoretical basis was sought in curricular proposals and research dealing with the teaching and learning process of geometry and the development of geometric thinking. The methodological choice is a qualitative research in the form of document analysis. Data analysis allows us to conclude that the idea of planify figures is worked by the author of the collections in all years of elementary school, with the greatest emphasis being verified in the 6th year. The proposed activities, for the most part, require the student to identify the correct representation in the plane among several possibilities. It is noteworthy that there were no activities that require the student to draw the representation in the plane from the perception of a spatial figure in the form of perspective drawing or from the analysis of an object, which can limit the development of this skill. |
Palavras-chave: | Figuras geométricas espaciais Planificação Livro Didático Ensino Fundamental Spatial geometric figures Representation in the plane Textbook Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citação: | OLIVEIRA, Luana de Freitas. Uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental acerca da planificação de figuras geométricas. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9418 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana de Freitas Oliveira - 2021.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.