Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9405
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do professor de educação física na educação infantil no município de Uruguaiana
Título(s) alternativo(s): The role of the physical education teacher in education childhood in the municipality of Uruguaiana
Autor(es): Kober, Joao Alfredo Chaves
Primeiro Orientador: Stein, Fernanda
Resumo: Esta pesquisa teve como tema a atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil. Sabe-se da importância deste tema, pois o professor de Educação Física possui um papel fundamental na Educação Infantil, possibilitando diversas experiências e situações, por meio de vivências às quais demandam tempo e planejamento. Neste sentido, o objetivo foi investigar como os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais e privadas realizam o seu planejamento. Para tanto, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e descritiva. Os participantes da pesquisa foram professores que atuam na Educação Infantil das escolas de Uruguaiana-RS. Foram selecionados aqueles que estiveram em atividade docente durante o período de coleta de dados. Como instrumento da pesquisa, foi utilizado um questionário elaborado pelo pesquisador contendo 41 questões divididas em seis blocos (Bloco I- Dados pessoais; Bloco II - Dados profissionais; Bloco III - Interesses profissionais no trabalho com a Educação Infantil; Bloco IV- Objetivos da Educação Física na Educação Infantil; Bloco V - Formas de seleção de conteúdos que os professores usam; Bloco VI - Barreiras que os professores de Educação Física enfrentam durante as aulas na Educação Infantil). O questionário foi enviado por e-mail e pelo aplicativo de celular Whatsapp. Para a análise dos dados foi realizada análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram 9 professores, onde 6 atuam na rede municipal de ensino e 3 atuam na rede privada de ensino. Na educação infantil, 44,4% das aulas acontecem 1 vez por semana, 33,3% 2 vezes por semana e 22,2% 3 ou mais vezes por semana. Com tempo de duração das aulas de 55,6% entre 30 a 60 minutos e 44,4% acima de 60 minutos. Em suas aulas, 100% utiliza atividades de circuito e jogos com bola, 66,7% jogos cantados, 33,3% jogos teatrais, 44,4% cantigas de roda e 11,1% brincadeiras tradicionais música e dança. Identificou-se que o principal objetivo da Educação Física na Educação Infantil, segundo a percepção dos professores, é o desenvolvimento motor e a psicomotricidade, seguido de estabelecimento de relações sociais; desenvolvimento da saúde e qualidade de vida Apenas 1 professor relatou o brincar como forma de expressão e linguagem dentro dos objetivos da Educação Física na Educação Infantil. Concluiu-se que os resultados encontrados demonstram que existe o interesse em atuação nesta etapa de ensino, que o planejamento dos professores de Educação Física na Educação Infantil trouxe diferentes perspectivas no que diz respeito a sua atuação, a maioria ainda focada no desenvolvimento motor da criança, expressas nos objetivos, nas estratégias metodológicas utilizadas (majoritariamente circuitos motores) e nas formas de seleção de conteúdos pautadas, em sua maioria, nos estágios do desenvolvimento motor da criança. Espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem quais são os principais desafios encontrados pelos professores para a organização do seu planejamento, e que esses dados possam contribuir para repensar os vários campos de formação do professor de educação física.
Abstract: This research had as its theme the role of the Physical Education teacher in Early Childhood Education. We know the importance of this topic, as the Physical Education teacher has a fundamental role in Early Childhood Education, enabling different experiences and situations, through experiences that require time and planning. In this sense, the objective was to investigate how Physical Education teachers who work in Early Childhood Education in municipal and private schools carry out their planning. To this end, this research is characterized as qualitative, exploratory and descriptive. The research participants were teachers who work in Early Childhood Education at schools in Uruguaiana-RS. Those who were teaching during the data collection period were selected. As a research instrument, a questionnaire prepared by the researcher was used containing 41 questions divided into six blocks (Block I - Personal data; Block II - Professional data; Block III - Professional interests in working with Early Childhood Education; Block IV - Educational Objectives Physics in Early Childhood Education; Block V - Ways of selecting content that teachers use; Block VI - Barriers that Physical Education teachers face during classes in Early Childhood Education). The questionnaire was sent by email and via the Whatsapp cell phone application. For data analysis, descriptive statistical analysis and content analysis were performed. The research participants were 9 teachers, 6 of whom work in the municipal education network and 3 work in the private education network. In early childhood education, 44.4% of classes take place once a week, 33.3% twice a week and 22.2% three or more times a week. With class duration of 55.6% between 30 and 60 minutes and 44.4% over 60 minutes. In their classes, 100% use circuit activities and ball games, 66.7% singing games, 33.3% theatrical games, 44.4% nursery rhymes and 11.1% traditional music and dance games. It was identified that the main objective of Physical Education in Early Childhood Education, according to teachers' perception, is motor development and psychomotor development, followed by the establishment of social relationships; health development and quality of life Only 1 teacher reported playing as a form of expression and language within the objectives of Physical Education in Early Childhood Education. It was concluded that the results found demonstrate that there is interest in acting at this stage of teaching, that the planning of Physical Education teachers in Early Childhood Education brought different perspectives with regard to their performance, the majority still focused on the child's motor development. , expressed in the objectives, in the methodological strategies used (mostly motor circuits) and in the forms of content selection based, for the most part, on the stages of the child's motor development. It is expected that the results of this research will show the main challenges faced by teachers when organizing their planning, and that these data can contribute to rethinking the various fields of physical education teacher training.
Palavras-chave: Physical Education
Child
Planning Acting
School
Educação Física
Criança
Planejamento
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: KOBER, Joao Alfredo Chaves. A atuação do professor de educação física na educação infantil no município de Uruguaiana. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9405
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO ALFREDO CHAVES KOBER.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.