???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9404
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Ouça-me! Rap e poesia de rua no contexto escolar |
metadata.dc.title.alternative: | Listen to me! Rap and street poetry in the school context |
Autor(es): | Silva, Jonathan Jardim da |
Primeiro Orientador: | Stein, Fernanda |
Coorientador: | Costa e Silva, Tatiane Motta da |
Resumo: | A origem da palavra Rap remonta ao século XIV, referindo-se, na língua inglesa, à “bater” ou “criticar” e também é a abreviação de dois termos:rhythm and poetry (ritmo e poesia). Já Poesia de Rua surgiu do movimento Poesia Marginal nos meados dos anos 70, na mesma época do recrudescimento da ditadura no Brasil, com o ato institucional militar nº 5 (AI-5). Desse modo, a poesia marginal vai desenvolver-se buscando enfatizar os movimentos de contracultura, presente, hoje, em diversos contextos, especialmente àqueles relacionados à resistências e questionamentos aos valores dominantes Na escola, o O Rap e a Poesia podem ser considerados um artefato pedagógico na produção de conhecimento e na reflexão sobre a sociedade brasileira. Além disso, o uso de música pode ser uma prática prazerosa e atraente para os(as) alunos(as) e também pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, trazendo para o debate a importância de serem discutidos assuntos relevantes para a formação de sujeitos reflexivos e transformadores. Há, a partir desta manifestação da cultura, a possibilidade de dialogar e debater marcadores sociais de diferença, tais como gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual, religião, entre outros. Considerando o componente curricular de Educação Física, o Rap e a Poesia de Rua podem ser trabalhados dentro da área das expressões corporais como linguagem. Diante do exposto, esse estudo teve como objetivo problematizar o Rap e a Poesia de Rua como um artefato pedagógico para refletir sobre a realidade dos estudantes em um determinado contexto escolar. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória e em relação aos procedimentos técnicos, ela pode ser caracterizada como uma pesquisa-ação. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio do município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, na qual foram desenvolvidas intervenções em forma de oficina com a temática sobre Rap e Poesia de Rua. A escolha da escola deu-se de forma intencional, considerando o contexto social na comunidade local. Participaram da pesquisa 11 estudantes entre 12 à 18 anos, tal escolha considerou a importância de realizar as oficinas para os adolescentes, tendo em vista que nesta faixa etária, o adolescente pratica o autoconhecimento, pergunta a si mesmo sobre as suas qualidades, limitações, potencialidade, faz planos para o futuro, ou seja, é um indivíduo em formação. O procedimento de coletas de dados foi através do grupo focal; para a análise dos dados foi utilizada, como principal aporte metodológico, a análise textual discursiva (ATD). Os dados mostraram que o uso do Rap e Poesia de Rua nas escolas tem sido responsável por produzir formas de conscientização, reflexões sobre suas realidades abordadas no contexto político-social. A partir destes resultados, espera-se que a música, arte e cultura possam ser mais trabalhados da Educação Física escolar, retificando que a Educação Física não se limita apenas às atividades mais tradicionais. |
Abstract: | The origin of the word Rap dates back to the 14th century, referring, in the English language, to “hitting” or “criticizing” and is also the abbreviation of two terms: rhythm and poetry (rhythm and poetry). Poesia de Rua emerged from the Poesia Marginal movement in the mid-1970s, at the same time as the recrudescence of the dictatorship in Brazil, with the institutional military act nº 5 (AI-5). In this way, marginal poetry will develop seeking to emphasize the counterculture movements, present today in different contexts, especially those related to resistance and questioning of dominant values At school, Rap and Poetry can be considered a pedagogical artifact in the production of knowledge and reflection on Brazilian society. In addition, the use of music can be a pleasant and attractive practice for students and can also be worked on in an interdisciplinary way, bringing to the debate the importance of discussing relevant subjects for the formation of reflective subjects and transformers. There is, from this manifestation of culture, the possibility of dialoguing and debating social markers of difference, such as gender, race, ethnicity, class, sexual orientation, religion, among others. Considering the curricular component of Physical Education, Rap and Street Poetry can be worked within the area of body expressions as language. Given the above, this study aimed to problematize Rap and Street Poetry as a pedagogical artifact to reflect on the reality of students in a given school context. It is characterized as a descriptive and exploratory research and in relation to technical procedures, it can be characterized as an action research. The study was carried out in a high school in the city of Uruguaiana, Rio Grande do Sul, where interventions were developed in the form of workshops with the theme of Rap and Street Poetry. The school was chosen intentionally, considering the social context in the local community. 11 students between 12 and 18 years old participated in the research, this choice considered the importance of carrying out the workshops for adolescents, considering that in this age group, the adolescent practices self-knowledge, asks himself about his qualities, limitations, potential , makes plans for the future, that is, he is an individual in formation. The data collection procedure was through the focus group; for data analysis, discursive textual analysis (DTA) was used as the main methodological contribution. The data showed that the use of Rap and Street Poetry in schools has been responsible for producing forms of awareness, reflections on their realities addressed in the political-social context. From these results, it is expected that music, art and culture can be more worked on in school Physical Education, rectifying that Physical Education is not limited to more traditional activities. |
metadata.dc.subject: | Music School physical education Gênero Marcadores sociais Racism Gender Social bookmarks Música Educação física escolar Racismo Hip hop |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
metadata.dc.identifier.citation: | SILVA, Jonathan Jardim da. Ouça-me! Rap e poesia de rua no contexto escolar 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9404 |
metadata.dc.date.issued: | 2023 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Educação Física |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
JONATHAN JARDIM DA SILVA.pdf | 512.02 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???