Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9391
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A gente deu pra analisar essa estrutura inovadora: o preenchimento da posição pré-verbal em construções com dar modal
Autor(es): Chaves, Lurian da Silveira
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Simioni, Leonor
2° Membro da banca: Stein, Jorama de Quadros
3° Membro da banca: Araújo, Rerisson Cavalcante de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso pretende analisar, a partir da teoria gerativa, a construção SN dar para INF com interpretação modal. O verbo dar auxiliar gera duas estruturas com formas e interpretações diferentes. A estrutura com interpretação modal tem um proexpl na posição de sujeito de dar e um SN na oração encaixada onde recebe Caso do infinitivo pessoal e a estrutura aspectual tem um SN alçado para a posição anterior a dar, pois em sua posição original, a de argumento externo da subordinada infinitiva, não tem seu Caso licenciado, porém dados como A gente dava pra ouvir bem os discursos, com a mesma estrutura da aspectual, mas com leitura modal, começam a ser produzidos. Investiga-se por que o SN está à esquerda do verbo dar se em sua posição original já tem dois candidatos à atribuidores de Caso abstrato - a flexão da oração infinitiva e a preposição para Marcadora Excepcional de Caso – pois, de acordo com a teoria gerativa, o movimento é desnecessário se o SN já recebeu Caso. Por esse motivo, e reconhecendo uma tendência geral do PB em preencher a posição pré-verbal mesmo em verbos que não selecionam argumento externo, fez-se indispensável a discussão sobre Princípio de Projeção Estendido (EPP) e, consequentemente, sobre a possibilidade de o SN anterior a dar estar em uma posição de sujeito ou de tópico. A análise aqui feita mostra que a construção SN dar para INF assemelha-se às construções de tópicos-sujeito do PB e que as diferenças estruturais podem ser explicadas, segundo a proposta de Nunes (2016), de acordo com as diferentes numerações que uma sentença apresenta.
Resumen: Este Trabajo de Conclusión de Curso pretende analizar, a partir de la teoría generativa, la construcción SN dar para INF con interpretación modal. El verbo dar auxiliar genera dos estructuras con formas e interpretaciones distintas. La estructura con interpretación modal tiene un proexpl en la posición de sujeto de dar y un SN en la oración subordinada donde recibe Caso del infinitivo personal y en la estructura aspectual hay una estructura de ascenso del SN para una posición a la izquierda de dar, pues en su posición original, la de argumento externo de la subordinada infinitiva, no hay Caso asignado, sin embargo datos como A gente dava pra ouvir bem os discursos, con la misma estructura de la aspectual, pero con lectura modal, empiezan a ocurrir. Se investiga por qué el SN está a la izquierda del verbo dar si en su posición original ya existe dos candidatos a atribución de Caso abstracto - la flexión de la oración infinitiva y la preposición para con posibilidad de Marcado Excepcional – porque, según la teoría generativa, el desplazamiento es dispensable si el SN ya obtuvo Caso. Por esa razón, y reconociendo una tendencia general del PB en llenar la posición preverbal incluso en verbos que no seleccionan argumento externo, se hizo indispensable la discusión acerca del Principio de Proyección Extendido (EPP) y, en consecuencia, acerca de la posibilidad del SN anterior al verbo dar estar en una posición de sujeto o de tópico. El análisis hecho demuestra que la construcción SN dar para INF se asemeja a las construcciones de tópicos-sujeto del PB y que las diferencias estructurales pueden explicarse, por la propuesta de Nunes (2016), según las distintas numeraciones que una cláusula presenta.
Palavras-chave: Dar auxiliar modal
Estrutura inovadora
Caso abstrato
Princípio de Projeção Estendido - EPP
Dar auxiliar modal
Estructura innovadora
Caso abstracto
Principio de Proyección Extendido - EPP
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: CHAVES, Lurian da Silveira. A gente deu pra analisar essa estrutura inovadora: o preenchimento da posição pré-verbal em construções com dar modal. 35p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9391
Data do documento: 5-Out-2021
Aparece nas coleções:Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LURIAN DA SILVEIRA CHAVES.pdfLurian da Silveira Chaves 20211.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.