Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9389
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Por um ensino de língua portuguesa contextualizado e significativo: contribuições da experiência de aprendizagem mediada |
Autor(es): | Kosbi , Juliana Iglécias |
Primeiro Orientador: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
1° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
2° Membro da banca: | Marins, Ida maria Morales |
3° Membro da banca: | Silva, Renata Silveira da |
Resumo: | Este trabalho, de cunho qualitativo, apresenta uma reflexão sobre as práticas de ensino de Língua Portuguesa, com o intuito de compreender e discutir, a partir de revisão bibliográfica, metodologias de ensino que possam contribuir para um processo de construção de conhecimento significativo e contextualizado no ambiente escolar. Para tanto, tomamos como aporte teórico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do ano de 2018, que é um documento de caráter normativo que o conjunto de saberes da educação básica, em diálogo com Antunes (2003) que defende a necessidade de uma proposta pedagógica que rompa com paradigmas tradicionais, de forma que haja um encontro contextualizado entre o ensino da língua e o ensino da gramática focado no interacionismo e que vá além disso, abarcando também a análise textual e a interpretação de texto. Unindo-se aos autores supracitados, apresentaremos ao leitor a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada - EAM - de Reuven Feuerstein (1994), que trata da importância da interação entre indivíduos e o quanto ele é influenciado e motivado pelo ambiente onde está inserido. A reflexão feita a partir do referencial teórico apresentado não só coloca em discussão a importância do papel ativo da escola e das metodologias, mas também a função do professor no processo de mediação das práticas de ensino de língua portuguesa. Concluímos que o professor, quando bem alinhado e articulado aos documentos oficiais e recursos metodológicos, atua na condição de mediador que não transmite apenas conhecimentos, mas dá sentido ao conteúdo que está sendo apresentado. |
Abstract: | The goal of this qualitative research is to present a reflection on Portuguese language teaching practices, with the aim of understanding and discussing, based on a bibliographical review, teaching methodologies that can contribute to a process of building significant and contextualized knowledge in the school environment. To this end, we took as a theoretical contribution the National Common Curricular Base (BNCC), which is a normative document that establishes competencies and skills, in dialogue with Antunes (2003) who defends the need for a pedagogical proposal that breaks with traditional paradigms, of so that there is a contextualized encounter between language teaching and grammar teaching. Joining the aforementioned authors, we will introduce the reader to the Theory of Mediated Learning Experience - EAM - by Reuven Feuerstein (1994), which deals with the importance of the individual and how much he is influenced and motivated by the environment in which he is inserted. The reflection based on the theoretical framework presented brings into discussion the importance of the active role of the school and methodologies, but also the role of the teacher in the process of mediating Portuguese language teaching practices. We conclude that the teacher, when well aligned and articulated with official documents and methodological resources, acts as a mediator who not only transmits knowledge, but gives meaning to the content that is being presented. |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Portuguesa Práticas de ensino Base Nacional Comum Curricular - BNCC Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada Teaching Portuguese Language Teaching practices National Common Curricular Base - BNCC Mediated Learning Experience Theory |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | KOSBI, Juliana Iglécias. Por um ensino de língua portuguesa contextualizado e significativo: contribuições da experiência de aprendizagem mediada. 38p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9389 |
Data do documento: | 12-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA IGLÉCIAS KOSBI.pdf | Juliana Iglécias Kosbi 2024 | 754.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.