Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9386
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O minibasquete como metodologia de ensino: um relato de experiência sobre o ensino do basquete para crianças |
Título(s) alternativo(s): | Mini basketball as a teaching methodology: A report of experience on teaching basketball to children |
Autor(es): | Alves, Davi da Silva Judeh, Naji Sami Ayed Muhamad |
Primeiro Orientador: | Graup, Susane |
Coorientador: | Baez, Marcio Alessandro Cossio |
Resumo: | O minibasquete é uma metodologia de ensino que tem como base os princípios de ensino para crianças de ambos os sexos, para que tenham a oportunidade de jogar e ao mesmo tempo de se divertir, sem um demasiado esforço, através de atividades lúdicas. Embora esse método de ensino seja amplamente difundido, no Brasil ainda são poucos os estudos que abordam o ensino de crianças por meio do minibasquete, ainda mais apontando as facilidades e dificuldades do mesmo. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo relatar o processo de ensinoaprendizado do basquete por meio da metodologia do minibasquete em uma escolinha de iniciação esportiva para crianças. Trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a experiência de dois acadêmicos de Educação Física em um projeto de basquete que usa a metodologia do minibasquete para o ensino O projeto tinha duração de duas horas semanais sendo dividido em dois dias na semana sempre no turno matutino, a turma era mista composta por meninos e meninas, num total de 25 crianças, na idade entre 6 e 12 anos, para a prática do esporte, usava-se mini tabelas, tabelas tamanhos oficiais, bolas tamanho 5 e 7, com materiais alternativos, como espaguete de piscina, bolinhas de tênis e escadas de agilidade. Concluímos que a maneira lúdica de ensinar além de inspirar o desenvolvimento deste trabalho, favorece a formação do participante de maneira prazerosa e não rígida o aprendizado dos alunos pois acabam se divertindo e tendo uma evolução notória na prática do esporte abordado em questão que nessa ocasião foi o basquete. A forma mista de incluir os alunos, fez com que eles desenvolvessem habilidades afetivas com pessoas de sexos opostos, aprenderam a respeitar seu oponente, jogaram em equipe, aprenderam os fundamentos básicos e se divertiram com brincadeiras do seu cotidiano. As brincadeira junto com o basquete, gerou cada vez mais interesse pelos alunos, auxiliou a não ter desistências durante os treinos pois se tornou uma maneira leve e descontraída de aprender, dessa forma cada vez mais crianças se interessaram a praticar essa forma simples de aprender. |
Abstract: | Minibasketball is a teaching methodology that is based on teaching principles for children of both sexes, so that they have the opportunity to play and at the same time have fun, without excessive effort, through playful activities. Although this teaching method is widely disseminated, in Brazil there are still few studies that address the teaching of children through mini-basketball, even more so as to achieve its advantages and difficulties. In this sense, the present study aimed to report the basketball teaching-learning process through the mini-basketball methodology in a sports initiation school for children. This is an experience report that aims to present the experience of two Physical Education students in a basketball project that uses the mini-basketball methodology for teaching The project lasted two hours a week and was divided into two days a week always in the morning shift, the class was made up of boys and girls, a total of 25 children, aged between 6 and 12 years old, to practice the sport, mini tables, official tables, balls size 5 and 7 were used, with alternative materials such as pool spaghetti, tennis balls and running shoes.We conclude that the playful way of teaching to inspire the development of this work, favoring the formation of the participant in a pleasant way and not disciplining the students' learning because they will end up having fun and having a notorious evolution in the practice of the sport changed in question that on this occasion it was the basketball. The mixed way of including the students, made them develop affective skills with people of opposite sexes, learned to face their opponent, played as a team, learned the basic fundamentals and had fun with their daily games. Playing together with basketball generated more and more interest in the students, helped to avoid dropping out during training because it became a light and relaxed way of learning, so more and more children were interested in practicing this simple way of learning. |
Palavras-chave: | Crianças Desenvolvimento motor Minibasquete Lúdico Minibasketball Recreational Children Motor development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | ALVES, D. S.; JUDEH, N. S. A. M. O minibasquete como metodologia de ensino: um relato de experiência sobre o ensino do basquete para crianças 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9386 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAVI DA SILVA ALVES e NAJI SAMI AYED MUHAMAD JUDEH.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.