???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9374
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A realidade dos profissionais responsáveis pela inclusão de crianças autistas em escolas de educação infantil
metadata.dc.title.alternative: La realidad de los profesionales responsables de la inclusión de niños autistas en escuelas de educación infantil
Autor(es): Afonso, Taysa Francielli Fonseca
Primeiro Orientador: Medeiros, Flaviani Souto Bolzan
1° Membro da banca: Gomes, Angela Quintanilha
2° Membro da banca: Lima, Luiz Edgar Araújo
Resumo: Atualmente, com a disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é possível perceber um aumento significativo nos diagnósticos, o que resulta em um maior número de crianças com TEA matriculadas na educação infantil. A inclusão de alunos com TEA gera muitos questionamentos e inseguranças nos profissionais da educação quanto a sua efetivação. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo geral identificar a realidade dos profissionais responsáveis pela inclusão de crianças autistas em escolas de educação infantil e como objetivos específicos: apurar a situação do autismo nas escolas; verificar como ocorre a inclusão do aluno autista na educação infantil, e ainda, compreender o papel do educador na inclusão do aluno com TEA. Para isso, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, utilizando-se de um estudo de campo como procedimento de coleta dos dados. Entre os principais resultados obtidos destaca-se que a inclusão não está sendo efetiva, visto que os profissionais não possuem formação ou capacitação suficiente para o atendimento das crianças com autismo na educação infantil. Desta forma, as demandas enfrentadas por esses profissionais abrangem além de desafios emocionais, a necessidade de adotar práticas pedagógicas adaptativas que assegurem a inclusão eficaz dos estudantes com TEA. Para aprimorar esse processo inclusivo, é crucial investir em estratégias como a capacitação contínua dos professores, o engajamento dos pais e o fortalecimento dos laços entre professor e aluno, bem como entre professor e família.
Resumen: Actualmente, con la difusión de información sobre el Trastorno del Espectro Autista (TEA), es posible notar un aumento significativo en los diagnósticos, lo que se traduce en un mayor número de niños con TEA matriculados en educación infantil. La inclusión de estudiantes con TEA genera muchas preguntas e inseguridades en los profesionales de la educación respecto a su efectividad. Teniendo en cuenta lo anterior, este artículo pretende identificar la realidad de los profesionales responsables de la inclusión de los niños autistas en las escuelas de educación infantil y los siguientes objetivos específicos: investigar la situación del autismo en las escuelas; verificar cómo se produce la inclusión del alumnado autista en la educación infantil, y también comprender el papel del educador en la inclusión del alumnado con TEA. Para ello, se adoptó una investigación cualitativa, con enfoque descriptivo, utilizando como procedimiento de recolección de datos un estudio de campo. Entre los principales resultados obtenidos, se destaca que la inclusión no está siendo efectiva, ya que los profesionales no cuentan con la formación o cualificación suficiente para atender a niños con autismo en educación infantil. Así, las demandas enfrentadas por estos profesionales incluyen, además de los desafíos emocionales, la necesidad de adoptar prácticas pedagógicas adaptativas que garanticen la inclusión efectiva de los estudiantes con TEA. Para mejorar este proceso inclusivo, es crucial invertir en estrategias como la formación continua de los docentes, la participación de los padres y el fortalecimiento de los vínculos entre docentes y alumnos, así como entre los docentes y las familias
metadata.dc.subject: Autismo
Educação infantil
Inclusão
Inclusión
Educación infantil
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: AFONSO, Taysa Francielli Fonseca. a realidade dos profissionais responsáveis pela inclusão de crianças autistas em escolas de educação infantil . 1 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9374
metadata.dc.date.issued: 28-Jun-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC GESTÃO PÚBLICA - Taysa Francielli Fonseca Afonso (1).pdf20.18 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???