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dc.contributor.advisor1Medeiros, Flaviani Souto Bolzan-
dc.creatorAfonso, Taysa Francielli Fonseca-
dc.date.accessioned2024-07-05T19:54:50Z-
dc.date.available2026-12-31-
dc.date.available2024-07-05T19:54:50Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationAFONSO, Taysa Francielli Fonseca. a realidade dos profissionais responsáveis pela inclusão de crianças autistas em escolas de educação infantil . 1 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9374-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusiónpt_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.titleA realidade dos profissionais responsáveis pela inclusão de crianças autistas em escolas de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeLa realidad de los profesionales responsables de la inclusión de niños autistas en escuelas de educación infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Angela Quintanilha-
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Edgar Araújo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoAtualmente, com a disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é possível perceber um aumento significativo nos diagnósticos, o que resulta em um maior número de crianças com TEA matriculadas na educação infantil. A inclusão de alunos com TEA gera muitos questionamentos e inseguranças nos profissionais da educação quanto a sua efetivação. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo geral identificar a realidade dos profissionais responsáveis pela inclusão de crianças autistas em escolas de educação infantil e como objetivos específicos: apurar a situação do autismo nas escolas; verificar como ocorre a inclusão do aluno autista na educação infantil, e ainda, compreender o papel do educador na inclusão do aluno com TEA. Para isso, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, utilizando-se de um estudo de campo como procedimento de coleta dos dados. Entre os principais resultados obtidos destaca-se que a inclusão não está sendo efetiva, visto que os profissionais não possuem formação ou capacitação suficiente para o atendimento das crianças com autismo na educação infantil. Desta forma, as demandas enfrentadas por esses profissionais abrangem além de desafios emocionais, a necessidade de adotar práticas pedagógicas adaptativas que assegurem a inclusão eficaz dos estudantes com TEA. Para aprimorar esse processo inclusivo, é crucial investir em estratégias como a capacitação contínua dos professores, o engajamento dos pais e o fortalecimento dos laços entre professor e aluno, bem como entre professor e família.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenActualmente, con la difusión de información sobre el Trastorno del Espectro Autista (TEA), es posible notar un aumento significativo en los diagnósticos, lo que se traduce en un mayor número de niños con TEA matriculados en educación infantil. La inclusión de estudiantes con TEA genera muchas preguntas e inseguridades en los profesionales de la educación respecto a su efectividad. Teniendo en cuenta lo anterior, este artículo pretende identificar la realidad de los profesionales responsables de la inclusión de los niños autistas en las escuelas de educación infantil y los siguientes objetivos específicos: investigar la situación del autismo en las escuelas; verificar cómo se produce la inclusión del alumnado autista en la educación infantil, y también comprender el papel del educador en la inclusión del alumnado con TEA. Para ello, se adoptó una investigación cualitativa, con enfoque descriptivo, utilizando como procedimiento de recolección de datos un estudio de campo. Entre los principales resultados obtenidos, se destaca que la inclusión no está siendo efectiva, ya que los profesionales no cuentan con la formación o cualificación suficiente para atender a niños con autismo en educación infantil. Así, las demandas enfrentadas por estos profesionales incluyen, además de los desafíos emocionales, la necesidad de adoptar prácticas pedagógicas adaptativas que garanticen la inclusión efectiva de los estudiantes con TEA. Para mejorar este proceso inclusivo, es crucial invertir en estrategias como la formación continua de los docentes, la participación de los padres y el fortalecimiento de los vínculos entre docentes y alumnos, así como entre los docentes y las familiaspt_BR
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