???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Sexualidade, gênero e BNCC: divergências e confluências nos meios educacionais
Autor(es): Bortolotto, Matheus Souza
Primeiro Orientador: Maders, Sandra
1° Membro da banca: Maders, Sandra
2° Membro da banca: Coutinho, Cadidja
3° Membro da banca: Rosa, Cleni Inês da
Resumo: O interesse em pesquisar esta temática ocorreu mediante a necessidade de se trazer para o cenário acadêmico a discussão sobre a sexualidade e gênero. Percebe-se que em nosso cotidiano esta temática é pouco explorada tanto nos meios acadêmicos quanto na educação básica. Com isso, este trabalho teve como foco aplicar uma intervenção pedagógica com a temática sexualidade e gênero na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes e, assim, averiguar a percepção dos alunos sobre a diferença entre sexo anatômico e gênero, trabalhar a temática da sexualidade e gênero através de uma prática educativa e sondar a ocorrência de bullying na fase escolar devido a orientação sexual. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa. Em relação aos meios de investigação se caracteriza como uma pesquisa documental, pois foi utilizado o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para compreender a temática abordada e, também aborda outros documentos de ordem pública a fim de complementar o entendimento do dever do Estado em ofertar uma Educação que respeite a diversidade sexual da sociedade nos tempos atuais. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas semi estruturadas sobre a temática da sexualidade e gênero para os alunos. Logo após a aplicação do questionário, foi proposto uma intervenção pedagógica com o auxílio do Genderbread Person (Pessoa de Gênero), onde o professor regente foi consultado e concordou com a atividade. Para finalizar a intervenção pedagógica, os alunos realizaram perguntas anônimas em relação ao tema e depositaram em uma caixa. Na apresentação dos resultados, será apresentado aos leitores uma análise dos resultados do questionário e as perguntas realizadas anonimamente pelos alunos. Assim, espera-se que este trabalho contribua sistematicamente para a atribuição de diretrizes eficazes no desenvolvimento desta temática nas escolas, a fim de enfatizar a importância de um pensamento crítico em torno do assunto.
Abstract: The interest in researching this topic occurred due to the need to bring the discussion about sexuality and gender to the academic setting. It is clear that in our daily lives this topic is little explored both in academic circles and in basic education. Therefore, this work focused on applying a pedagogical intervention with the theme of sexuality and gender at the Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes and, thus, investigating the students' perception of the difference between anatomical sex and gender, working on the theme of sexuality and gender through an educational practice and probe the occurrence of bullying at school due to sexual orientation. This research presented a qualitative approach. In relation to the means of investigation, it is characterized as documentary research, as the National Common Curricular Base (BNCC) document was used to understand the topic addressed and also addresses other public order documents in order to complement the understanding of the State's duty. in offering an Education that respects the sexual diversity of society in current times. To collect data, a questionnaire with semi-structured questions on the topic of sexuality and gender was applied to students. Shortly after applying the questionnaire, a pedagogical intervention was proposed with the help of the Genderbread Person, where the leading teacher was consulted and agreed to the activity. To conclude the pedagogical intervention, the students asked anonymous questions regarding the topic and deposited them in a box. When presenting the results, readers will be presented with an analysis of the results of the questionnaire and the questions asked anonymously by the students. Therefore, it is expected that this work will systematically contribute to the attribution of effective guidelines for the development of this topic in schools, in order to emphasize the importance of critical thinking around the subject.
metadata.dc.subject: Sexualidade e gênero
Intervenção pedagógica
Diversidade sexual
Educação
Sexuality and gender
Pedagogical intervention
Sexual diversity
Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: BORTOLOTTO, Matheus Souza. Sexualidade, gênero e BNCC: divergências e confluências nos meios educacionais. 2023. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9344
metadata.dc.date.issued: 8-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2023 Matheus S Bortolotto.pdf642.08 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???