???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9335
Tipo: | Tese |
metadata.dc.title: | Práticas contextualizadas no ensino de ciências e matemática |
metadata.dc.title.alternative: | Contextualized practices in science an mathematics teaching |
Autor(es): | Vernier, Andréa Magale Berro |
Primeiro Orientador: | Dutra, Carlos Maximiliano |
Resumo: | Essa pesquisa investiga a contextualização, suas implicações e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento de conceitos relacionados ao ensino de Ciências e de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Foram desenvolvidas e aplicadas quatro propostas de práticas pedagógicas: i. Abordagem da temática de “Energia”, em especial a energia elétrica, discutindo o consumo residencial, o seu uso racional e a viabilidade de adesão da Tarifa Branca proposta pela ANEEL; ii. Apresentação de conceitos científicos sobre o som no dia a dia e o desenvolvimento de atividades práticas; iii. Desenvolvimento de estratégias visando superar os desafios demandados pelo ensino remoto, integrando as áreas da Matemática e das Ciências da Natureza e a construir noções de proporcionalidade entre as medidas do sistema solar; iv. Implementação e análise de uma sequência didática de contextualização, visando a construção de conhecimentos sobre grandes distâncias contribuindo com a construção de uma ideia de universo que vá além do sistema solar. Apresenta-se uma análise das atas dos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Matemática acerca dos trabalhos que apresentam a contextualização no ensino de Ciências e de Matemática, suas abordagens e possibilidades, identificando e mapeando a presença de práticas contextualizadas em ambos os eventos, reconhecendo um número pouco expressivo de trabalho que versão sobre a temática. Finaliza com uma análise dos livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, reconhecendo um número inexpressivo de atividades voltadas à contextualização Interdisciplinar referentes aos componentes de Matemática/Ciências. Os dados da pesquisa permitem afirmar que a contextualização, como princípio pedagógico, é norteadora das práticas escolares. Reitera-se que a contextualização, sob qualquer de suas perspectivas ou categorias, favorece a aprendizagem significativa potencializando atribuição de sentido aos conceitos desenvolvidos na escola, e atua como meio para a efetivação da interdisciplinaridade. |
Abstract: | This research investigates contextualization, its implications and contributions to the teaching and learning process in the development of concepts related to the teaching of Science and Mathematics in the Final Years of Elementary School. Four proposals for pedagogical practices were developed and applied: i. Approach to the theme of “Energy”, especially electrical energy, discussing residential consumption, its rational use and the feasibility of adhering to the White Tariff proposed by ANEEL; ii. Presentation of scientific concepts about sound in everyday life and the development of practical activities; iii. Development of strategies aimed at overcoming the challenges required by remote teaching, integrating the areas of Mathematics and Natural Sciences and building notions of proportionality between measurements of the solar system; iv. Implementation and analysis of a contextualization didactic sequence, aimed at building knowledge about great distances, contributing to the construction of an idea of a universe that goes beyond the solar system. An analysis of the minutes of the events of the National Meeting of Research in Science Education and the National Meeting of Mathematics is presented regarding the works that present the contextualization in the teaching of Science and Mathematics, their approaches and possibilities, identifying and mapping the presence of practices contextualized in both events, recognizing a small number of works that cover the theme. It ends with an analysis of Mathematics textbooks for the Final Years of Elementary School, recognizing an insignificant number of activities aimed at Interdisciplinary contextualization referring to the Mathematics/Science components. The research data allow us to affirm that contextualization, as a pedagogical principle, guides school practices. It is reiterated that contextualization, from any of its perspectives or categories, favors meaningful learning, enhancing the attribution of meaning to the concepts developed at school, and acts as a means for implementing interdisciplinarity. |
metadata.dc.subject: | Contextualization Didatic books Interdisciplinarity Contextualização Livros Didáticos Interdisciplinaridade |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
metadata.dc.identifier.citation: | VERNIER, Andréa Magale Berro. Práticas contextualizadas no ensino de ciências e matemática. 207 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Química da Vida) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9335 |
metadata.dc.date.issued: | 2023 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉA MAGALE BERRO VERNIER.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???