Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bullying no contexto escolar: prevenção e estratégias de enfrentamento
Autor(es): Tambasco, Rachel Vinhas
Primeiro Orientador: Brito, Annie Mehes Maldonado
1° Membro da banca: Brito, Annie Mehes Maldonado
2° Membro da banca: Moraes, Maritza Costa
3° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica realizada através de leituras de artigos científicos, cujo objetivo geral é caracterizar as ações preventivas desenvolvidas e estratégias de enfrentamento de combate ao bullying promovidas pela comunidade escolar na Educação Básica, ensinos fundamental e médio, nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, que ocorre de forma repetitiva, intencional e sem motivação entre pares, com desigualdade de poder causando dor e sofrimento às vítimas. Suas consequências afetam negativamente a vida dos estudantes sejam eles vítimas, agressores ou testemunhas. A sala de aula é o local apontado aonde mais acontece o bullying, e a maioria dos professores têm dificuldades em identificar e intervir no problema, acreditando ser brincadeira de crianças/adolescentes, desta forma, foi realizado uma descrição de ações preventivas e estratégias de enfrentamento utilizadas no ambiente escolar com a finalidade de minimizar essa difícil situação.
Abstract: This paper is the result of a bibliographic review carried out through scientific article readings, whith general objective of characterizing preventive actions and coping strategies to combat bullying, promoted by school community in Basic, Fundamental and Secondary Education, in Scielo’s and Google Scholar’s databases. Bullying is a set of aggressive attitudes that occur repetitively, intentionally and without motivation among peers, with power inequality causing pain and suffering to victims. Its consequences negatively affect lives of students, whether they are victims, aggressors or witnesses. The classroom is the place where bullying most occurs, and most teachers have difficulties on identifying and intervening in the problem, believing it to be a children's/adolescents' game. This way preventive actions were listed and coping strategies used at school environment in order to minimize this difficult situation.
Palavras-chave: Bullying
Escola
Prevenção
Estratégia de enfrentamento
School
Prevention
Coping strategy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: TAMBASCO, Rachel Vinhas. Bullying no contexto escolar: prevenção e estratégias de enfrentamento. 2023. 61p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Educação do Campo) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9303
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEC 2023 Rachel V Tambasco.pdf809.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.