Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9302
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Formação de professores e o ensino de Ciências: desafios da educação inclusiva |
Autor(es): | Maciel, Carla Maia de Paula |
Primeiro Orientador: | Maders, Sandra |
1° Membro da banca: | Maders, Sandra |
2° Membro da banca: | Rosa, Cleni Inês da |
3° Membro da banca: | Jesus, Suzana Cavalheiro de |
Resumo: | O interesse sobre a temática inclusão surgiu durante o curso de graduação em Ciências da Natureza-Licenciatura-UNIPAMPA, campus Dom Pedrito, durante o período de participação do Programa Residência Pedagógica (PRP) que foi de 01 de outubro de 2020 à 31 de março de 2022. Esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as práticas educativas inclusivas no contexto do ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental da escola municipal Alda Seabra. Para atingir este objetivo geral delinearam-se os seguintes objetivos específicos: a) Averiguar a existência de estudantes com necessidades educacionais especiais na escola municipal Alda Seabra; b) Averiguar as metodologias utilizadas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) para o ensino de Ciências; c) Proporcionar uma prática de formação continuada reflexiva sobre as concepções da educação inclusiva na escola campo; d) Contribuir com subsídios teóricos reflexivos na perspectiva da educação inclusiva para a formação de professores em geral e, em específico, para o ensino Ciências. A pesquisa é de caráter exploratório. Em relação aos procedimentos classifica-se como estudo de caso. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas no intuito de averiguar quais os materiais e métodos utilizados por todos os professores da escola, em especial, os professores do ensino de ciências dos anos finais do ensino fundamental com os alunos incluídos. Foi realizada uma atividade formativa no dia 30 de novembro com vinte professores da escola com a participação da professora Franceli Brizolla através de uma vídeo chamada pelo meet. Após a realização da pesquisa pode-se perceber que os professores pensam que temos que tratar as diversidades encontradas em sala de aula com normalidade e respeito e que com todos esses anos de existência das leis de inclusão ocorreu um grande avanço referente ao assunto. |
Resumen : | Interest in the topic of inclusion arose during the undergraduate course in Nature Sciences-Licenciatura-UNIPAMPA, Dom Pedrito campus, during the period of participation in the Pedagogical Residency Program (PRP) which was from October 1, 2020 to March 31, 2020. 2022. This research has the general objective: To analyze inclusive educational practices in the context of Science teaching in the final years of elementary school at Alda Seabra municipal school. To achieve this general objective, the following specific objectives were outlined: a) Investigate the existence of students with special educational needs at the municipal school Alda Seabra; b) Investigate the methodologies used for students with special educational needs (SEN) for teaching Science; c) To provide a reflective continuing education practice on the conceptions of inclusive education in rural schools; d) Contribute with reflective theoretical subsidies from the perspective of inclusive education for teacher training in general and, specifically, for teaching Science. The research is exploratory in nature. Regarding the procedures, it is classified as a case study. For the development of the research, a semi-structured questionnaire with open and closed questions was used in order to find out what materials and methods were used by all school teachers, in particular, science teachers in the final years of elementary school with the students included. A training activity was carried out on November 30 with twenty teachers from the school with the participation of teacher Franceli Brizolla through a video called by meet. After carrying out the research, it can be seen that teachers think that we have to treat the diversities found in the classroom with normality and respect and that with all these years of existence of the inclusion laws, a great advance regarding the subject has occurred. |
Palabras clave : | Inclusão Ciências da Natureza Formação inicial de professores Práticas inclusivas Inclusion Natural Sciences Initial teacher training Inclusive practices |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citación : | MACIEL, Carla Maia de Paula. Formação de professores e o ensino de Ciências: desafios da educação inclusiva. 2023. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9302 |
Fecha de publicación : | 20-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCN 2023 Carla M de P Maciel.pdf | 863.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.