???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9277
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Blass, Leandro-
dc.creatorDuro, Mariana Lima-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:47:33Z-
dc.date.available2024-06-03T18:47:33Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.citationDURO, Mariana Lima. Projeções ortogonais de objetos tridimensionais no ensino médio. 2023. 39f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9277-
dc.description.abstractThis experience report corresponds to reflections made from an unpublished mathematics class developed as a Completion Work of a Specialization Course for High School Mathematics Teachers Matem@tica at Pr@tica. The purpose is to present and analyze a didactic proposal based on activities involving orthogonal projections, using as a basis the Piagetian theory regarding the construction of the notion of space and cooperative learning. For this, the games La Boca and Mental Blocks were used as a starting point to understand the limits and possibilities of building the ability to perform orthogonal projections of three-dimensional objects by students of the first and third year of high school in a public school located in the city of Canoas/RS, general objective of this study. The results obtained from a questionnaire applied to students, as well as the analysis of the work developed after playing, indicate that cooperative learning is an important strategy for the construction of the spatial notion, especially regarding the orthogonal projections of geometric solids. It is concluded with this study that cooperative activities involving orthogonal projection games involve, approach and motivate students to learn and contribute to the learning of their colleagues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeção ortogonalpt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectOrthogonal projectionpt_BR
dc.subjectSpatial Geometrypt_BR
dc.subjectCooperative learningpt_BR
dc.titleProjeções ortogonais de objetos tridimensionais no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bihain, Anderson Luis Jeske-
dc.contributor.referee1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee2Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee3Vaz, Francieli Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência corresponde a reflexões realizadas a partir de uma aula de matemática inédita desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática Matem@tica na Pr@tica. Tem-se como propósito apresentar e analisar uma proposta didática baseada em atividades envolvendo projeções ortogonais, utilizando como base a teoria piagetiana referente à construção da noção do espaço e à aprendizagem cooperativa. Para isso, os jogos La Boca e Mental Blocks foram utilizados como ponto de partida para compreender a construção da habilidade de realizar projeções ortogonais de objetos tridimensionais por estudantes do primeiro e do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada no município de Canoas/RS, objetivo geral deste estudo. Os resultados obtidos a partir de um questionário aplicado aos estudantes, bem como à análise dos trabalhos desenvolvidos após jogarem, apontam que a aprendizagem cooperativa é uma importante estratégia para a construção da noção espacial, especialmente quanto às projeções ortogonais de sólidos geométricos. Conclui-se com este estudo que as atividades cooperativas envolvendo jogos de projeção ortogonal envolvem, aproximam e motivam os estudantes a aprender e a contribuir com a aprendizagem dos colegas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Monografia_MarianaLimaDuro_Final_02_23.pdf8.82 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???