Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9265
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A metodologia de projetos e a educação matemática crítica durante o desenvolvimento de um projeto sobre o desperdício de alimentos na escola |
Autor(es): | Silva, Daniella Thiemy Sada da |
Primeiro Orientador: | Vaz, Francieli Aparecida |
Coorientador: | Blass, Leandro |
1° Membro da banca: | Vaz, Francieli Aparecida |
2° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
3° Membro da banca: | Silva, Everson Jonatha Gomes da |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa ao nível de especialização sobre a aplicação da metodologia de projetos em uma proposta de educação matemática crítica com estudantes do Ensino Médio. A pesquisa consiste na realização de um projeto sobre o desperdício de alimentos na escola junto a uma turma do segundo ano noturno de uma escola pública do litoral norte do Rio Grande do Sul. Os dados construídos para a pesquisa consistem em materiais escritos produzidos pelos alunos, relatos da prática docente escrito pela pesquisadora e questionários de coleta de opinião. O respaldo teórico que sustentou as análises deu-se sobre trabalhos voltados para a educação matemática crítica e sobre a metodologia de projetos. Como principais resultados da análise, destacam-se: os desafios para a implantação da metodologia de ensino por projetos, considerando todos os acordos e prazos estabelecidos junto à escola; o comprometimento da promoção de educação matemática crítica decorrente de restrições de tempo e do engajamento com o projeto pelos alunos; e as manifestações da ideologia da certeza pela credibilidade atribuída aos gráficos, tabelas e números. Desta forma, com este trabalho buscou-se contribuir com a análise de mais uma prática docente envolvendo educação matemática crítica e metodologia de projetos, de modo a enriquecer e fomentar a construção de conhecimento e as discussões sobre estas temáticas. |
Abstract: | This work presents a research at a graduate course on the application of project methodology in a proposal for critical mathematics education with high school students. The research consisted of carrying out a project on food waste at school with a second year night class from a public school on the north coast of Rio Grande do Sul. The data built for the research consist of students' written materials, a daily report of the teaching practice written by the researcher and a questionnaire answered by students. The theory that supported the analyzes was works focused on critical mathematics education and on project methodology. As the main results of the analysis, the following stand out: the challenges for implementing the project-based teaching methodology, considering all agreements and deadlines established with the school; compromised promotion of critical mathematics education due to time constraints and student engagement with the project; and the manifestations of the ideology of certainty by the confidence attributed to graphs, tables and numbers. Thus, this work sought to contribute to the analysis of yet another teaching practice involving critical mathematics education and project methodology, in order to enrich and encourage the construction of knowledge and discussions on these themes. |
Palavras-chave: | Metodologia de projetos Educação matemática crítica Ideologia da certeza Ensino Médio Desperdício de alimentos Project methodology Critical mathematics education Ideology of certainty High school Food waste |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Citação: | SILVA, Daniella Thiemy Sada da. A metodologia de projetos e a educação matemática crítica durante o desenvolvimento de um projeto sobre o desperdício de alimentos na escola . 2023. 89f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9265 |
Data do documento: | 10-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Daniella_final.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.