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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/923
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre |
Autor(es): | Cézar, Édiblu Silva |
Autor(es): | Cézar, Édiblu Silva |
Primeiro Orientador: | Felix, Jorge Luis Palacios |
Resumo: | Neste trabalho apresenta-se as análises das respostas dinâmicas de instabilidade e caótica de uma estrutura equipada com uma suspensão veicular que utiliza um fluido com características magneto reológicas. Trata-se de um pulverizador de pomares do tipo torre, com um motor elétrico desbalanceado localizado no topo da torre, representando a massa concentrada de seus ventiladores. Algumas considerações são empregadas para que se obtenha um modelo matemático teórico, a partir da Equação de Lagrange, que represente o sistema real da melhor forma possível. Para se controlar a instabilidade e o possível movimento caótico do sistema principal estuda-se um sistema de controle semi-ativo equipado de uma suspensão veicular com Magneto Reológico (MR), segundo um modelo matemático apropriado. Para a análise da resposta dinâmica do sistema teórico do pulverizador torre, também serão utilizadas algumas ferramentas da dinâmica não-linear como as Curvas de ressonância, Séries no Domínio do Tempo. As simulações mostram que a suspensão com MR reduziu as amplitudes de oscilações de todas as massas do sistema, sendo as mais importantes a massa da carreta e dos ventiladores. A influência no motor não ideal é importante para verificar a influência de um possível desbalanceamento dos ventiladores. |
Abstract: | This paper presents the analysis of the dynamics of instability and chaotic responses of a structure equipped with a vehicle suspension that uses a fluid with magneto rheological characteristics. It is a spray orchards of tower type, with an unbalanced electric motor located at the top of the tower representing the concentrated mass of their fans. Some considerations are employed in order to obtain a theoretical mathematical model, based on the Lagrange Equation, which represents the real system the best way possible. To control the possible instability and chaotic motion of the primary system is studied a system of semi-active control equipped with a vehicle suspension with Magneto Rheological (MR), by an appropriate mathematical model. To analyze the dynamic response of the theoretical system of the sprayer tower, also some tools of nonlinear dynamics such as resonance curves and Series Time Domain. The simulations show that the MR suspension reduce the amplitude of oscillations of all the masses of the system, being the most important the mass of the cart and fans. The influence of the non- ideal motor is important to check the influence of a possible imbalance of fans. |
Palavras-chave: | Mechanical Engineering Sprayers Electric motors Vehicle suspension Engenharia mecânica Pulverizadores Motores elétricos Suspensão veicular |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Alegrete |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/923 |
Data do documento: | 26-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
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Metodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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