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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O marketing e a problemática da poluição visual: um estudo de caso na Av. João Belchior Goulart em Santana do Livramento
metadata.dc.title.alternative: Marketing and the problem of visual pollution: a case study on Av. João Belchior Goulart in Santana do Livramento
Autor(es): Boazan, Anderson Valdemar Soares
Primeiro Orientador: Silva, Andressa Hennig
1° Membro da banca: Cassanego Junior, Paulo Vanderlei
2° Membro da banca: Adão, Sebastião Aílton da Rosa Cerqueira
Resumo: O cenário contemporâneo baseado no sistema capitalista e no seu incentivo ao consumismo ignora as limitações de recursos naturais do planeta e acaba afetando o meio e a sociedade dado seu modus operandi e as consequências danosas de suas práticas que visam benefícios particulares em detrimento dos anseios coletivos. A Poluição Visual ocorre no ambiente urbano a partir da desordem dos elementos compositivos da paisagem urbana, dentre estes elementos, o que mais se prolifera é a comunicação visual principalmente em centros comerciais e pela maneira compulsória que se apresenta aos transeuntes. Pretende-se trazer o tema à luz da Administração, verificando como a função Marketing contribui a partir de suas ações de comunicação visual para ocorrência do fenômeno Poluição Visual. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Avenida João Belchior Goulart em Santana do Livramento-RS. Através do estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizou-se levantamento in loco no trecho estudado contabilizando e classificando a comunicação visual observada na avenida, tendo ainda como suporte o registro fotográfico. Aos gestores responsáveis pelo Marketing das três (3) organizações que mais fazem uso de mídia exterior (out of home) aplicou-se entrevista semiestruturada a fim de compreender as práticas de Marketing destas organizações. O trecho analisado apresentou 700 anúncios publicitários norteados pelo exagero, desordem e desrespeito ao espaço público. As organizações abordadas concordam com relação direta entre Marketing e Poluição Visual, porém não acreditam que contribuem para esta de forma relevante. Ao analisar a legislação municipal acerca da temática, constatou-se a inexistência específica de formas de controle sobre os anúncios publicitários e mídia exterior.
Resumen: El escenario contemporáneo basado en el sistema capitalista y en el incentivo al consumismo ignora las limitaciones de recursos naturales en el planeta, causando daño al medio ambiente y la sociedad dado su modus operandi y las consecuencias dañosas de sus prácticas que buscan beneficios particulares ignorando los intereses colectivos. La Polución Visual ocurre en el escenario urbano a partir del desorden de los elementos que componen el paisaje urbano, entre ellos, el que más se expande es la comunicación visual principalmente en centros comerciales y por la forma compulsiva que se presenta a los circulantes. Con este estudio se pretende discutir esta temática a partir de la visión de la Administración, verificando como la función Marketing contribuye a partir de sus acciones de comunicación Visual para que ocurra el fenómeno Polución Visual. El objeto de estudio fue la Avenida João Belchior Goulart en Santana do Livramento RS. Se aplicó un estudio de campo, con un abordaje cuantitativo y cualitativo, se realizó la colecta de datos in loco en el trecho estudiado contabilizando y clasificando la comunicación visual observada, teniendo como soporte los registros fotográficos. A los gestores responsables por el Marketing de las tres organizaciones que más utilizan media exterior (out of home) se aplicó una encuesta semiestructurada para la comprensión de las prácticas de Marketing en estas organizaciones. El trecho estudiado presentó 700 anuncios publicitarios caracterizados por el exagero, desorden y la falta de respecto por el espacio público. Las organizaciones encuestadas están de acuerdo con la relación directa entre Marketing y la Polución Visual aunque afirman que su participación no contribuye de manera relevante con la misma. Al analizar la legislación del municipio sobre la temática, se constató la falta de formas específicas de control sobre la comunicación visual
metadata.dc.subject: Marketing
Poluição visual
Consumo
Administração
Marketing
Polución Visual
Consumo
Administración
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: BOAZAN, Anderson Valdemar Soares. O marketing e a problemática da poluição visual: um estudo de caso na Av. João Belchior Goulart em Santana do Livramento. 85 p. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9235
metadata.dc.date.issued: 16-Nov-2015
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