Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9211
Tipo: | Dissertação |
Título : | A utilização da reescrita como uma abordagem no aprimoramento da ortografia na produção textual dos estudantes de um 4º ano de uma escola privada de Jaguarão/RS: resultados de uma intervenção pedagógica |
Autor(es): | Melgar, Deise Anne Terra |
Primeiro Orientador: | Silva Junior, Bento Selau da |
1° Membro da banca: | Silva Junior, Bento Selau da |
2° Membro da banca: | Castro, Rafael Fonseca de |
3° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização da reescrita, mediada por leitura e intervenção docente, como uma abordagem pedagógica voltada ao aprimoramento da produção textual de estudantes, motivada por experiências com o estudo de conceitos e conteúdos gramaticais descontextualizados do meu cotidiano e à produção de textos sem um propósito comunicativo específico durante a educação básica. A seção “A mediação em Vygotsky” apresenta a importância da definição de um método de ensino e uma análise das funções psíquicas superiores feitas por esse autor, e aponta o papel de mediador do professor no processo de ensino. A pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica e contou com a participação de 20 alunos de um 4ª ano do Ensino Fundamental, na qual a pesquisadora atuava como professora de referência. A atividade proposta aos participantes foi a escrita de textos e sua posterior reescrita, após leitura conjunta e identificação dos possíveis erros cometidos. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados foram análise documental, a partir das produções textuais dos alunos, e observações do processo interativo pedagógica da professora junto aos estudantes, através de gravações. As produções foram lidas e os erros cometidos identificados e marcados no texto, para posterior devolutiva aos alunos. Nessa devolutiva, a partir da intervenção da professora, em diálogo com os estudantes, os erros eram revisados e, posteriormente, corrigidos pelos alunos, durante a reescrita. Também foram analisadas as gravações da interação entre professora e alunos a fim de observar as estratégias utilizadas durante a mediação. Ao final do processo de análise, os resultados indicam que houve uma diminuição significativa nos erros encontrados nas produções textuais dos alunos participantes. |
Resumen: | Esta investigación tiene como objetivo evaluar el uso de la reescritura, mediada por la lectura y la intervención docente, como herramienta para mejorar la producción textual de los estudiantes, motivada por experiencias con el estudio de conceptos y contenidos gramaticales descontextualizados de mi cotidiano y a la producción de textos sin un propósito comunicativo específico durante la enzeñanza básica. La sección “A mediação em Vygotsky” presenta la importancia de definir un método de enseñanza y un análisis de las funciones psíquicas superiores realizado por este autor, y señala el papel del docente, como mediador, en el proceso de enseñanza/aprendizaje a través de la escritura y actividades de reescritura. La investigación realizada fue del tipo intervención pedagógica, con la participación de 20 estudiantes del 4to año de Educación Primaria, en la que la investigadora actuó como docente de referencia. La actividad propuesta a los participantes fue escribir textos y posteriormente reescribirlos, tras leerlos juntos e identificar posibles errores cometidos. Los instrumentos utilizados para la recolección y análisis de datos fueron el análisis de documentos, basado en las producciones textuales de los estudiantes, y las observaciones de la interacción estudiante x docente, a través de gravaciones. Se leyeron las producciones y se identificaron y marcaron los errores cometidos en el texto, para su posterior retroalimentación a los estudiantes. En esta retroalimentación, a partir de la intervención del docente, en diálogo con los estudiantes, los errores fueron revisados y posteriormente corregidos por los estudiantes, durante la reescritura. También se analizaron grabaciones de la interacción entre profesor y estudiantes para observar las estrategias utilizadas durante la mediación. Al final del proceso de análisis, los resultados indican que hubo una disminución significativa en los errores encontrados en las producciones textuales de los estudiantes participantes. |
Palabras clave : | Psicologia da Educação Psicologia Histórico-Cultural Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Escrita escolar Anos iniciais Mediação Psicología de la Educación Psicología Histórico-Cultural Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Escritura escolar Primeros años Mediación |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | MELGAR, Deise Anne Terra. A utilização da reescrita como uma abordagem no aprimoramento da ortografia na produção textual dos estudantes de um 4º ano de uma escola privada de Jaguarão/RS: resultados de uma intervenção pedagógica. 147 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9211 |
Fecha de publicación : | 19-feb-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DEISE ANNE TERRA MELGAR.pdf | Deise Anne Terra Melgar 2024 | 3.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.