???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9210
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | O uso do cinema em uma escola de Bagé - RS e o desenvolvimento de um guia para auxiliar professores nessas atividades |
Autor(es): | Soares, Augustho da Costa |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Cristiano Corrêa |
1° Membro da banca: | Ferreira, Cristiano Corrêa |
2° Membro da banca: | Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
3° Membro da banca: | Piovesan, Sandra Dutra |
Resumo: | Desde o surgimento do cinema, a sua relação com a educação vem se desenvolvendo conforme o passar dos anos. No Brasil, as discussões acerca do papel pedagógico do cinema foram impulsionadas com a criação da Lei 13.006/14, que tornou obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Nesse contexto, o município de Bagé, no Rio Grande do Sul, tem um histórico como pioneiro em assuntos referentes à sétima arte1 . Sendo assim, o presente trabalho buscou conhecer como os professores de uma escola de educação básica em Bagé se relacionam com o cinema, além de desenvolver um guia digital, em formato de website, para auxiliá-los no processo de seleção dos filmes e produção de atividades envolvendo o cinema na escola. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo descritiva e qualitativa com aplicação de questionários, que foram examinados a partir do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Desse modo, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica para definir os conteúdos que seriam abordados no site. Após, foi realizado um teste-piloto com pós-graduandos na área da educação para a avaliação de um vídeo que seria disponibilizado no guia. Depois destas etapas, foi aplicado um outro questionário com professores de uma escola de Educação Básica, no qual foi solicitado que os participantes respondessem perguntas relacionadas a sua relação com o cinema e a sala de aula. Após responderem ao questionário eles tiveram acesso ao site onde foram disponibilizadas páginas com vídeos e textos com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, legendas e janela com interpretação de Língua Brasileira de Sinais. As páginas em questão contavam os seguintes temas: “A importância do cinema na escola e a lei 13.006/2014”, “Escolha do filme para a sala de aula”, “A preparação para um cine fórum”, “Construção de um roteiro de perguntas para o cine fórum”, “O papel do professor no cine fórum” e “Ideias e cuidados para o uso do cinema em disciplinas específicas”. Junto ao site, foi enviado também um segundo questionário, no qual os participantes puderam avaliar a experiência com o guia digital. Neste segundo questionário, as percepções dos participantes sobre o site indicaram uma recepção positiva sobre o conteúdo e estrutura do guia digital. Além disso, vale ressaltar que o recurso didático oferece dicas para auxiliar os educadores a superar os principais pontos elencados pelos professores como motivos para não utilizar o cinema em sala de aula. Dessa forma, ratifica-se que o guia digital elaborado pode ser utilizado como o ponto de partida para auxiliar os professores na incorporação efetiva do cinema no ambiente escolar. |
Abstract: | Since the emergence of cinema, its relationship with education has been evolving over the years. In Brazil, discussions about the pedagogical role of cinema were propelled by the creation of Law 13,006/14, which made it mandatory to screen nationally produced films in basic education schools. In this context, the municipality of Bagé, in Rio Grande do Sul, has a history of being a pioneer in matters related to the seventh art. Therefore, this study sought to understand how teachers in a basic education school in Bagé engage with cinema, as well as to develop a digital guide, in the form of a website, to assist them in the process of selecting films and creating activities involving cinema in the school. This study is configured as a descriptive and qualitative field research with the application of questionnaires, which were analyzed using Laurence Bardin's content analysis method. Therefore, a bibliographic research was conducted to define the content that would be addressed on the website. Afterward, a pilot test was conducted with education postgraduates to evaluate a video that would be made available in the guide. Following these steps, another questionnaire was administered to teachers at a Basic Education school, in which participants were asked to answer questions related to their relationship with cinema and the classroom. After completing the questionnaire, participants had access to the website where pages with videos and texts were made available with accessibility features, including audio description, subtitles, and a window with Brazilian Sign Language interpretation. These pages covered the following topics: "The importance of cinema in school and Law 13,006/2014," "Choosing a film for the classroom," "Preparation for a film forum," "Building a script of questions for the film forum," "The role of the teacher in the film forum," and "Ideas and precautions for the use of cinema in specific disciplines." Along with the website, a second questionnaire was also sent, allowing participants to evaluate their experience with the digital guide. In this second questionnaire, participants' perceptions of the website indicated a positive reception regarding the content and structure of the digital guide. Furthermore, it is worth noting that the educational resource provides tips to help educators overcome the main points listed by teachers as reasons for not using cinema in the classroom. Therefore, it is confirmed that the elaborated digital guide can be used as a starting point to assist teachers in the effective incorporation of cinema in the school environment. |
metadata.dc.subject: | Cinema e educação Filmes na sala de aula Material Didático Lei 13.006 Filmes nacionais nas escolas Cinema and education Films in the classroom Teaching materials Law 13.006 National films in schools |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
metadata.dc.identifier.citation: | SOARES, Augustho da Costa. O uso do cinema em uma escola de Bagé - RS e o desenvolvimento de um guia para auxiliar professores nessas atividades. 2024. 108f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9210 |
metadata.dc.date.issued: | 22-Mar-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Acadêmico em Ensino |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Augustho_FINAL_2024_1.pdf | 5.35 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???