Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9195
Tipo: Dissertação
Título: Olhares para os espaços das culturas infantis em uma escola municipal de educação infantil de Sant’ana do Livramento
Autor(es): Leal, Magda Patricia Pereira
Primeiro Orientador: Moura, Patricia dos Santos
1° Membro da banca: Moura, Patricia dos Santos
2° Membro da banca: Silva Júnior, Bento Selau da
3° Membro da banca: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
Resumo: As ações em uma escola precisam partir dos interesses e necessidades de todos: das crianças, das professoras, das atendentes, do educador especial, da pedagoga, das serventes, das cozinheiras, da secretária, da auxiliar de secretaria, da diretora, da vice-diretora e das famílias. Organizar os espaços de uma escola para acolher essas necessidades e interesses requer um trabalho em grupo. A partir desse contexto surgiu esta pesquisa que, através da pesquisa-ação, objetiva analisar a implementar de forma colaborativa novas possibilidades de uso dos espaços internos e externos da escola, aprofundando as experiências das crianças na perspectiva da pedagogia da infância. Especificamente, procura: a) observar e registrar o uso dos espaços internos e externos de uma escola municipal de educação infantil no que se refere a formas de uso, tempo e frequência; b) possibilitar estudos de pressupostos teóricos que auxiliem na construção de um trabalho colaborativo e na conscientização da importância da formação permanente; c) planejar e efetivar coletivamente a construção de espaços propositores de experiências dentro e fora da sala de referência; d) inserir no projeto político pedagógico da escola aspectos relacionados à organização de espaços propositores de experiências. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, teve como participantes 20 educadores de uma escola municipal de Educação Infantil de Sant’Ana do Livramento-RS, foi desenvolvida em duas fases: fase de reconhecimento e fase de implementação. Na fase de reconhecimento, os dados foram obtidos através de questionário com perguntas abertas, fotografias e análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola. Na fase de implementação, em roda de conversa foram obtidos dados os quais foram registrados através de questionário com perguntas abertas, videogravação e fotografias. Na fase de implementação, o tratamento dos dados foi realizado a partir da Análise Textual Discursiva. Como resultado, fica a mudança no olhar dos educadores para cada espaço da escola, a percepção de que os mobiliários e objetos precisam compor o ambiente sempre com uma intencionalidade: de acolher, de garantir os direitos de aprendizagem, de respeitar a subjetividade, de expressar os interesses de quem os habita e sobretudo propositores do protagonismo das culturas infantis.
Resumen: Las acciones em una escuela deben basarse em los interesses y necesidades de todos: los ninõs, los professores, los assistentes, el educador especial, el pedagogo, los sirvientes, los cocineros, el secretario, el asistente de secretaria, el director, el adjunto diretor y famílias, organizar los espacios de uma escuela para acomodar estas necesidades e intereses requiere trajo em grupo. De este contexto surgió esta investigación que, através de la investigación acción, pretende implementar colaborativamente nuevas posibilidades de uso de los espacios internos y externos de la escuela, profundizando las experiencias de los ninõs desde la perspectiva de la pedagogia infantil. Especificamente se busca: a) observar y registrar el uso de los espacios internos y externos de una escuela municipal de educación infantil em cuanto a formas de uso, tempo y frecuencia; b) posibilitar estudios de supuestos teóricos que ayuden en la construcción del trabajo colaborativo y la conciencia de la importancia de la formación continua; c) planificar y ejecutar colectivamente la construcción de espacios que ofrezcan experiencias dentro y fuera de la sala de referencia; d) insertar en el proyecto político pedagógico de la escuela aspectos relacionados con la organización de espacios que proponen experiencias. La investigación se caracteriza por ser cualitativa, sus participantes fueron 20 educadores de una escuela municipal de Educación Infantil de Sant’Ana do Livramento-RS, se desarrolló en dos fases: fase de reconocimiento y fase de implementación. En la fase de reconocimiento los datos se obtuvieron a través de un cuestionario con preguntas abiertas y fotografias en vídeo. En la fase de implementación, el procesamiento de datos se realizó mediante el Análisis Textual Discursivo, como resultado, hay un cambio en la visión de los educadores sobre cada espacio de la escuela, la percepcón de que los muebles y objetos deben componer siempre el ambiente con intencionalidad de acogida, de garantia de los derechos de aprendizaje, de respeto a la subjetividad de expresión de los intereses de quienes los habitan y sobre todo defensores del protarenismo de los cultivos infantiles.
Palavras-chave: Educação infantil
Espaços
Formação de professores
Educación infantil
Espacios
Fomación de profesores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: LEAL, Magda Patricia Pereira. Olhares para os espaços das culturas infantis em uma escola municipal de educação infantil de Sant’ana do Livramento. 127p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9195
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magda Patrícia Pereira Leal.pdfMagda Patricia Pereira Leal 20245.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.