???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9172
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.creatorPujol, Francine da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-19T15:56:15Z-
dc.date.available2024-04-19-
dc.date.available2024-04-19T15:56:15Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationPUJOL, Francine da Silva. #Terradospresidentes: uma narrativa criativa sobre a cidade de São Borja/RS no Instagram. 2023. 265 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9172-
dc.description.abstractThis dissertation proposes an examination of the narrative constructed by Instagram users around the representation they hold of the city of São Borja. São Borja is considered one of the oldest cities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, and is the birthplace of important historical and cultural events. Therefore, the overall objective of this study is to understand the meanings circulating about São Borja by mapping the posts available on public profiles with the hashtag #terradospresidentes. The premise is that these meanings constitute the creation of a creative narrative. The specific objectives include discussing the concept of creative narrative and identifying the potentialities offered by Instagram for this construction. The production of this work is justified by its relevance in contributing to the scientific-theoretical field of communication and the creative industry. Socially, it emphasizes the importance of valuing the geographical space of the city from the perspective of the social actors who inhabit it, with a view to promoting tensions that can contribute to thinking about actions aimed at local development. Methodologically, this work is presented as a qualitative, exploratory, and descriptive research. It consists of a bibliographic and documentary study from which content analysis (Bardin, 2011) and the reading of the semiological elements of images (Barthes, 1982; 2006) that make up the analysis corpus are undertaken. The results reveal that the creative narrative about São Borja goes beyond its official titles and encompasses a series of meanings that open up space for correspondences related to creative sectors (Unctad, 2012). This could be an important asset to be developed by the city.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectSão Borja (RS)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectDigital Storytellingpt_BR
dc.subjectInstagram (Online social network)pt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.title#Terradospresidentes: uma narrativa criativa sobre a cidade de São Borja/RS no Instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136693064611420pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.contributor.referee1Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana Menezes-
dc.contributor.referee3Gonzales, Lucilene dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297603907149464pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677950351492634pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação propõe uma leitura sobre a narrativa construída pelos usuários do Instagram em torno da representação que estes possuem sobre a cidade de São Borja, considerada uma das cidades mais antigas do estado do Rio Grande do Sul e berço de importantes eventos históricos e culturais. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo centra-se em conhecer os sentidos em circulação sobre a cidade de São Borja a partir de um mapeamento das publicações disponíveis em perfis públicos com a hashtag #terradospresidentes, partindo da premissa de que tais sentidos constituem a criação de uma narrativa criativa. Como objetivos específicos apresenta-se a discussão do conceito de narrativa criativa e a identificação das potencialidades oferecidas pelo Instagram para essa construção. A produção desse trabalho justifica-se pela relevância de contribuir para o campo científico-teórico dos estudos da comunicação e da indústria criativa; no âmbito social, destaca a importância de valorizar o espaço geográfico da cidade sob a perspectiva dos atores sociais que nela habitam, com vistas a promover tensionamentos que possam contribuir para pensar ações que visam o desenvolvimento local. Metodologicamente este trabalho apresenta-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, constituída por um estudo bibliográfico e documental a partir do qual empreende-se a realização de análise de conteúdo (Bardin, 2011) e de leitura dos elementos semiológicos das imagens (Barthes, 1982; 2006) que compõem o corpus de análise. Os resultados revelam que a narrativa criativa sobre São Borja transcende seus títulos oficiais e abrange uma série de sentidos que abrem espaço para correspondências relacionadas aos setores criativos (Unctad, 2012), podendo ser este um ativo importante a ser desenvolvido pela cidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Francine da Silva Pujol 2023.pdf301.49 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???