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Tipo: Dissertação
Título: Uma solução de ensino-aprendizagem do conceito e aplicação da lógica do pasto sobre pasto
Autor(es): Guedes, Abner Gilead Araujo
Primeiro Orientador: Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Coorientador: Tonini, Hélio
1° Membro da banca: Amaral, Érico Marcelo Hoff do
2° Membro da banca: Herpich, Fabrício
3° Membro da banca: Grimm, Edenir Luís
4° Membro da banca: Medina, Roseclea Duarte
Resumo: O processo de disseminação do conhecimento não é algo trivial, pois certos estímulos necessitam ser ativados para compreensão e fixação do conteúdo. O uso de elementos estáticos (textos ou imagens) para transmitir um simples conceito do mundo real pode-se tornar uma tarefa bastante árdua, já que ao se tentar descrever um modelo dinâmico com recursos estáticos, muitas informações são perdidas ou não percebidas. Para sanar esse problema, é preciso empregar diversos recursos multimídia e adotar ferramentas de ensino-aprendizagem que possibilitem a troca de informações, fornecendo melhores condições de transmissão e aquisição de conhecimento. A utilização da gamificação tem-se mostrado uma valiosa alternativa como ferramenta de capacitação para os mais diversos propósitos, de forma lúdica e atrativa apresentam ao jogador, conteúdo teórico e experiência prática. Este trabalho tem como objetivo geral, desenvolver uma solução gamificada baseada em metodologias de aprendizagem sobre a aplicação do conceito do Pasto sobre Pasto, que possibilita a transmissão e medição da aquisição de conhecimento do produtor rural, de maneira lúdica e acessível. Para tanto, com base no contexto do problema e na revisão bibliográfica sobre o tema foi realizada uma pesquisa sobre quais tecnologias e metodologias de ensino mais adequadas para este fim. Essa proposta foi intitulada como Pasto Sobre Pasto Educar - PSPEducar, na qual adotou uma arquitetura modular, possibilitando atualizações na plataforma ao longo do tempo. A gamificação é um ecossistema do tipo standalone e singleplayer, projetada tanto para dispositivos móveis quanto para desktop, usando como motor gráfico a Unity3D e as linguagens foram C# e PHP. Com a aplicação dos testes buscou-se garantir uma melhor qualidade da ferramenta, destinado à detecção e correção de erros, bem como melhorias de interface e usabilidade com estudantes. Para avaliação da gamificação proposta foi realizado um experimento com estudantes do ensino técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense. Foram realizadas análises estatísticas, coletando dados das ações e respostas dos estudantes através de um questionário. Por meio disso, foi apontado que a gamificação possui uma usabilidade e qualidade gráfica adequadas para o tema, bem como que a ferramenta de ensino-aprendizagem proporciona uma melhor compreensão e fixação da aplicação do conceito do Pasto sobre Pasto.
Abstract: The knowledge dissemination process is not trivial, as it depends on certain stimuli activated for content comprehension and fixation. Employing static elements (texts or images) to transmit a simple idea or real-world concept can become a rather challenging task because when describing a dynamic model using static resources, such information is not perceived or gets lost. In order to fix this problem, it is necessary to use different multimedia resources and teaching-learning tools that enable this information exchange, providing better conditions for transmitting and acquiring knowledge. Adopting gamification has proved a valuable alternative as a capability-building tool for various purposes because, playfully and attractively, this provides the player with both theoretical content and practical experience. This work aims to develop a gamified solution based on learning methodologies regarding the application of the Pasture on Pasture concept. This solution allows for the playful and accessible transmission and measurement of rural producers’ knowledge acquisition. To this end, based on the problem context and literature review about the subject, research was carried out into which technologies and teaching methodologies were most suitable for this purpose. This proposal was called Pasture on Pasture Educating - PSPEducating, which adopted a modular architecture that makes it possible to update the platform over time. Gamification is a single-player and standalone ecosystem designed for mobile and desktop devices, using Unity3D as the game engine and programming languages were C# and PHP. Through the test application, it was tried to ensure better quality of the application, aimed at detecting and correcting errors in the gamification, as well as improving the interface and usability with students. In order to assess the proposed tool, an experiment was carried out with students from agricultural technical education at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul. Statistical analyses were carried out based on data from students’ actions and responses through a questionnaire. So, it was pointed out that the gamification has adequate usability and graphic quality for the subject, and it was also found that the teaching-learning tool provides a better comprehension and fixation of the Pasture on Pasture concept.
Palavras-chave: Capacitação
Gamificação
Pasto sobre Pasto
Jogos Sérios
PSPEducar
Capacitation
Gamification
Pasture on Pasture
Serious Games
PSPEducating
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada
Citação: GUEDES, Abner Gilead Araujo. Uma solução de ensino-aprendizagem do conceito e aplicação da lógicado pasto sobre pasto. 2023. 192f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9156
Data do documento: 20-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Computação Aplicada

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