Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9139
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Dificuldades na interpretação de texto nas escolas: como vencer essa problemática?
Autor(es): Gularte , Silvia Milene da Rosa Garcia
Primeiro Orientador: Hidalgo, Luisa da Silva
1° Membro da banca: Hidalgo, Luisa da Silva
2° Membro da banca: Chagas, Eduardo Lopez
3° Membro da banca: Freitas, Santiago Bretanha
Resumo: Em alguns estudos lê-se que é comum professores encontrarem alunos com dificuldades na leitura, na compreensão de textos e também na hora de interpretá-los. Lê-se que é comum mas não se deve compreender que é normal. Partindo do pressuposto de que a leitura e a interpretação são fundamentais para a socialização, pois os seres humanos são dependentes das várias formas de linguagem para se comunicar, neste trabalho encontra-se o objetivo de buscar possibilidades para diminuir as dificuldades de interpretação textual, a fim de identificar recursos para que a leitura seja introduzida; Conhecer métodos e teorias que compreendam a problemática; Compreender os motivos que levam a essa carência da cultura de leitura e se há algum agente impossibilitando essa prática. Para tal, buscou-se fundamentação teórica através dos autores: Lajolo (1993), Bamberger (2010), Geraldi (2001 e 2011), Marcuschi (2010), Rocha e Santos (2017) entre outros que foram importantes para abordar essa temática, onde encontrou-se os caminhos para alcançar os objetivos e uma possibilidade através dos gêneros multimodais para solucionar a problemática.
Resumen : In some studies, it is read that it is common for teachers to find students with difficulties in reading, understanding texts and also when interpreting them. It is read that it is common but it should not be understood that it is normal. Assuming that reading and interpretation are essential for socialization, as human beings are dependent on various forms of language to communicate, this work aims to seek possibilities to reduce difficulties in textual interpretation, in order to identify resources for the reading to be introduced; Knowing methods and theories that understand the problem; Understand the reasons that lead to this lack of reading culture and if there is any agent making this practice impossible. To this end, a theoretical foundation was sought through the following authors: Lajolo (1993), Bamberger (2010), Geraldi (2001 and 2011), Marcuschi (2010), Rocha and Santos (2017) among others who were important to address this issue, where ways were found to reach the objectives and a possibility through multimodal genres to solve the problem.
Palabras clave : Leitura
Interpretação textual
Multimodalidade
Reading
Textual interpretation
Multimodality
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : GULARTE, Silvia Milene da Rosa Garcia. Dificuldades na interpretação de texto nas escolas: como vencer essa problemática?. 25 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9139
Fecha de publicación : 13-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVIA MILENE DA ROSA GARCIA GULARTE.pdfSilvia Milene da Rosa Garcia Gularte 2021450.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.