???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9129
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise dialógica do discurso sobre a língua portuguesa nos enunciados de Marcela Tavares no youtube (2020)
Autor(es): Silva, Rosangela Souza da
Primeiro Orientador: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
1° Membro da banca: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
2° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
3° Membro da banca: Oliveira, Bruno
Resumo: Em face do cenário atual em que estão acontecendo muitas mudanças no âmbito escolar e tecnológico, adentrando na língua portuguesa, surgem variadas inquietações sobre a língua e suas variantes. Nessa perspectiva, este trabalho traz teorias sobre o discurso dialógico do Círculo de Bakhtin e uma análise sobre o preconceito linguístico que se concretiza nos três enunciados do vídeo de Marcela Tavares “Cabeleleiro ou Cabeleireiro” no Youtube. A coleta dos enunciados foi realizada utilizando a ferramenta printscreen, mas, além disso, também foi feita a transcrição da fala dos três enunciados do vídeo. A metodologia empregada foi a dialógica, em que descrevemos e analisamos o objeto, por meio de cotejo. Com os resultados obtidos nesse trabalho aprendemos sobre o que é o preconceito linguístico, que ele é causado pela ideia de que exista uma só língua correta e que isso dissemina a prática da exclusão social. É preciso estar convicto de que as línguas são mutáveis e que ao longo do tempo passam por adaptações de acordo com as ações do indivíduo falante e é urgente que as pessoas tenham garantia do direito de serem inseridas nos meios de convívio social e respeitadas as variações linguísticas enquanto valor cultural.
Resumen: Ante el escenario actual en el que se están produciendo muchos cambios en el ámbito escolar y tecnológico, entrando en la lengua portuguesa, surgen diversas preocupaciones sobre la lengua y sus variantes. Desde esta perspectiva, este trabajo trae teorías sobre el discurso dialógico del Círculo de Bakhtin y un análisis del prejuicio lingüístico que se materializa en los tres enunciados del video de Marce Tavares “Cabeleleiro ou Cabeleireiro” en Youtube. La recogida de enunciados se realizó mediante la herramienta printcreen, pero, además, también se transcribió el discurso de los tres enunciados del vídeo. La metodología utilizada fue dialógica, en la que describimos y analizamos el objeto, a través de la comparación. Con los resultados obtenidos en este trabajo, conocimos sobre el prejuicio lingüístico, que es provocado por la idea de que solo hay una lengua correcta y que esta difunde la práctica de la exclusión social. Es necesario estar convencidos de que los lenguajes son mutables y que, con el tiempo, van sufriendo adaptaciones según las acciones del individuo hablante, y urge que se garantice a las personas el derecho a ser incluidos en los medios de interacción social y social. que se respeten las variaciones lingüísticas como valor cultural.
metadata.dc.subject: Linguagem
Preconceito linguístico
Enunciado
Idioma
Prejuicio lingüístico
Declaración
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Rosangela Souza da. Análise dialógica do discurso sobre a língua portuguesa nos enunciados de Marcela Tavares no youtube (2020) . 27 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9129
metadata.dc.date.issued: 26-Nov-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ROSANGELA SOUZA DA SILVA.pdfRosangela Souza da Silva 2021909.46 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???