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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Escoamento sobre o perfil aerodinâmico NACA 4412
Autor(es): Donini, Mariovane Sabino
Primeiro Orientador: Silva, Renato Alves da
Resumo: O objetivo desse trabalho é obter a distribuição de velocidade e pressão, juntamente com os coeficientes de arrasto e sustentação no aerofólio NACA 4412 submetido a um escoamento subsônico, bidimensional, incompressível e em regime permanente. Foram obtidos a distribuição do coeficiente de pressão, cp, ao redor do aerofólio, o coeficiente de arrasto, cD, coeficiente de sustentação, cL, perfis de velocidade no extradorso e no intradorso, dentro da camada limite, o campo de velocidade, o campo de pressão estática e o campo de viscosidade cinemática turbulenta com ângulo de ataque variando entre 0 e 18°. Observou-se que para ângulos de ataque de 0 à 16° há um aumento dos coeficientes de sustentação e arrasto. Para ângulos de ataque maiores que 16° ocorre a queda brusca do coeficiente de sustentação devido ao descolamento da camada limite que caracteriza o fenômeno de estol. A partir deste ângulo de ataque o escoamento apresenta uma maior zona de recirculação e consequentemente de viscosidade cinemática turbulenta (que caracteriza uma maior produção de turbulência). Os resultados obtidos para coeficiente de arrasto e o coeficiente de sustentação apresentaram uma boa concordância com dados experimentais encontrados na literatura. Isto indica que o modelo de turbulência de Spalart-Allmaras utilizado descreve satisfatoriamente o comportamento do escoamento turbulento sobre o perfil NACA 4412.
Resumen : The objective of this work is to obtain the distribution of velocity and pressure, together with the coefficients of drag and lift NACA 4412 airfoil in a subsonic subjected to two-dimensional, incompressible and steady flow. The distribution of the pressure coefficient, cp, around the airfoil, the drag coefficient, cD, lift coefficient, cL, velocity profiles in the extrados and intrados, within the boundary layer, the velocity field, the field were obtained static pressure field and the turbulent kinematic viscosity with angle of attack ranging from 0 to 18 °. It was observed that for angles of attack of 0 to 16 ° there is an increase in the coefficients of lift and drag. For angles greater than 16 ° attack is the sudden drop in lift coefficient due to detachment of the boundary layer that characterizes the phenomenon of stall. From this angle of attack of flow has a larger recirculation zone and thus kinematic eddy viscosity (featuring a higher production of turbulence). The results for the drag coefficient and lift coefficient showed good agreement with experimental data found in literature. This indicates that the Spalart-Allmaras turbulence model used satisfactorily describes the behavior of the turbulent flow over the NACA 4412 profile.
Palabras clave : Mechanical Engineering
Aerodynamic
Simulation
Flow
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/911
Fecha de publicación : 18-ago-2014
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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