???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9116
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Como a tecnologia digital pode auxiliar na educação inclusiva? estudo de caso de aprendizes com transtorno do espectro autista
Autor(es): Aguirre, Roniza da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Alan Ricardo
1° Membro da banca: Costa, Alan Ricardo
2° Membro da banca: Fagundes, Angelise
3° Membro da banca: Fontana, Marcus Vinícius Liessem
Resumo: A Educação Inclusiva é um modelo de ensino contemporâneo que propõe o respeito à diversidade e às especificidades de cada indivíduo nos processos de escolarização. Este trabalho apresenta um estudo com o objetivo de analisar e compreender como as tecnologias digitais podem auxiliar na Educação Inclusiva de crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Em termos metodológicos, esta pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Em primeiro lugar, buscou-se através de pesquisa bibliográfica – em livros, sites, reportagens, entrevistas – refletir de que maneira pode-se empregar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a favor do ensino e da aprendizagem de aprendizes com TEA. Em segundo lugar, por meio de dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas mães de crianças com TEA do Rio Grande do Sul (RS), foi possível verificar a aprendizagem dos referidos estudantes no Ensino Remoto Emergencial (ERE) que vivenciamos atualmente, em função da pandemia de COVID-19. Os resultados indicam que, enquanto uma das crianças possui grau leve de TEA, sem alterações cognitivas e com linguagem funcional estabelecida, a outra criança utiliza forma funcional de comunicação em diferentes contextos situacionais entre as habilidades verbais e não verbais. As duas crianças, contudo, fazem certos usos de TDIC e, de acordo com as mães, o uso dessas tecnologias contribui com a aprendizagem e o desenvolvimento de seus filhos. Com este estudo, conclui-se que, além da escola, é muito importante que os pais e os professores estejam preparados com estratégias, métodos e tecnologias para o acolhimento de crianças com TEA. Além disso, boas condições socioeconômicas são fundamentais para amparar a aprendizagem e o desenvolvimento de um estudante com TEA.
Resumen: La Educación Inclusiva es un modelo de enseñanza contemporáneo que propone el respeto a la diversidad y especificidades de cada individuo en los procesos de escolarización. Este trabajo presenta un estudio con el objetivo de analizar y comprender cómo las tecnologías digitales pueden ayudar en la Educación Integrada de los niños con TEA (Trastorno del Espectro Autista). En términos metodológicos, esta investigación se desarrolló a partir de la investigación bibliográfica y el estudio de caso. Primero, a través de la investigación bibliográfica - en libros, sitios web, informes, entrevistas - buscamos reflexionar sobre cómo se pueden utilizar las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digitales (TDIC) a favor de la enseñanza y el aprendizaje de los aprendices con TEA. En segundo lugar, a través de datos recolectados a partir de entrevistas semiestructuradas realizadas a dos madres de niños con TEA en Rio Grande do Sul (RS), fue posible verificar el aprendizaje de estos estudiantes en Educación Remota de Emergencia (ERE) que actualmente experimentamos, como resultado de la pandemia de COVID-19. Los resultados indican que, mientras uno de los niños tiene un grado leve de TEA, sin alteraciones cognitivas y con lenguaje funcional establecido, el otro niño utiliza una forma funcional de comunicación en diferentes contextos situacionales entre habilidades verbales y no verbales. Los dos niños, sin embargo, hacen ciertos usos del TDIC y, según las madres, el uso de estas tecnologías contribuye al aprendizaje y desarrollo de sus hijos. Con este estudio se concluye que, además de la escuela, es muy importante que los padres y maestros estén preparados con estrategias, métodos y tecnologías para el cuidado de los niños con TEA. Además, unas buenas condiciones socioeconómicas son fundamentales para apoyar el aprendizaje y desarrollo de un alumno con TEA.
metadata.dc.subject: Educação Inclusiva
Transtorno do Espectro do Autismo
Pandemia de COVID-19
Educación inclusiva
Trastorno del Espectro Autista
Pandemia de COVID-19
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: AGUIRRE, Roniza da Silva. Como a tecnologia digital pode auxiliar na educação inclusiva? estudo de caso de aprendizes com transtorno do espectro autista. 36 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9116
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RONIZA DA SILVA AGUIRRE.pdfRoniza da Silva Aguirre 20211.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???