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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Cultura surda e língua brasileira de sinais (LIBRAS): pesquisa-ação sobre uma formação para profissionais da saúde pública
metadata.dc.title.alternative: Deaf culture and brazilian sign language (LIBRAS): action research on training for public health professionals
Autor(es): Felipe, Angel Andreza
Primeiro Orientador: Scherer, Laura Alves
1° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
2° Membro da banca: Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi verificar as contribuições de um curso de formação em LIBRAS e Cultura Surda para profissionais da saúde a fim de proporcionar um atendimento mais inclusivo para pacientes surdos. O referencial teórico aborda sobre treinamento e desenvolvimento para uma gestão de pessoas inclusiva e atendimento a pessoas surdas nos serviços de saúde. Foi realizada uma pesquisa-ação a partir de um curso de LIBRAS e Cultura Surda realizado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Santana do Livramento - RS. Pode-se observar que o atendimento a pessoas surdas nos serviços públicos de saúde do município apresenta um cenário precário, pois não há ferramentas de acessibilidade para a comunidade surda, além de não haver políticas de formação e acesso ao conhecimento desta temática para os servidores. A maioria não tinha nenhum conhecimento de LIBRAS e mais de 80% nunca tinha realizado formação na área. O curso de LIBRAS e Cultura Surda foi ofertado pela UNIPAMPA para os profissionais de saúde. Durante o curso foi possível perceber o engajamento dos profissionais com feedbacks positivos constantemente. Nesse sentido, a percepção sobre o curso e a potencialidade para exercer um atendimento mais inclusivo para pessoas surdas foi bastante positiva tanto em respostas quantitativas, quanto qualitativas. Percebeu-se que os profissionais se sentem mais preparados, pelo menos, para fazer um atendimento básico de saúde a uma pessoa surda, mais humano e qualificado e incentivam a prefeitura a continuar ofertando este tipo de qualificação.
Abstract: The general objective of this research was to verify the contributions of a training course in LIBRAS and Deaf Culture for health professionals in order to provide more inclusive care for deaf patients. The theoretical framework addresses training and development for inclusive people management and care for deaf people in health services. An action research was carried out based on a LIBRAS and Deaf Culture course held by the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) for health professionals from the Municipal Secretariat of Santana do Livramento-RS. It can be observed that care for deaf people in the municipality's public health services presents a precarious scenario, as there are no accessibility tools for the deaf community, in addition to there being no training policies and access to knowledge on this topic for employees. The majority had no knowledge of LIBRAS and more than 80% had never completed training in the area. The LIBRAS and Deaf Culture course was offered by UNIPAMPA for health professionals. During the course it was possible to notice the engagement of professionals with constant positive feedback. In this sense, the perception about the course and the potential to provide more inclusive care for deaf people was quite positive in both quantitative and qualitative responses. It was noticed that professionals feel more prepared, at least, to provide basic, more humane and qualified health care to a deaf person and encourage the city hall to continue offering this type of qualification.
metadata.dc.subject: Cultura surda
LIBRAS
Profissionais da saúde
Deaf culture
Health professionals
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: FELIPE, Angel Andreza. Cultura surda e língua brasileira de sinais (LIBRAS): pesquisa-ação sobre uma formação para profissionais da saúde pública. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9113
metadata.dc.date.issued: 23-Nov-2023
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