???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A construção do pensamento antirracista através de autoras negras – uma proposta pedagógica em sala de aula
Autor(es): Rosa, Raquel Martins da
Primeiro Orientador: Palacios, Graciela Gomes
1° Membro da banca: Palacios, Graciela Gomes
2° Membro da banca: Oliveira, Anderson Castro de
3° Membro da banca: Marques, Vanessa de Almeida
Resumo: Este artigo visa discutir a necessidade do combate ao racismo em diversas esferas da sociedade, esferas políticas, econômicas e sociais, a escola é uma destas esferas e possui papel extremamente importante pois as práticas antirracistas começam no ambiente escolar. Para tanto, farei um debate teórico sobre o tema, perpassando pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e culminando em uma prática pedagógica que traz a literatura afro-brasileira como elemento principal do currículo. Nesta prática pedagógica, proponho o projeto Podcast Autoras Negras na Escola e o Antirracismo, o qual possui como objetivo apresentar autores negros da contemporaneidade, os quais são abordados no decorrer deste trabalho. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo efetivo, é indispensável a reflexão e seleção de conhecimentos relevantes à construção dos saberes. Por fim, abordaremos a literatura afro-brasileira como elemento fundamental no currículo escolar, incluindo os conhecimentos prévios dos alunos.
Abstract: This article aims to discuss the need to combat racism in different spheres of society, education and social sphere, the school is a sphere that has an extremely important role, as well as anti-racist practices in the school environment. Therefore, I will carryout a theoretical debate on the topic, covering laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008 and culminating in a pedagogical proposal that brings Afro-Brazilian literature. In this lesson plan, I propose the Podcast Black Authors at School and Anti-Racism project, which aims to present contemporary black authors, who are internal throughout this work. For the teaching-learning process to occur effectively, it is essential to reflect and select relevant knowledge for the construction of knowledge. Finally, we will approach Afro-Brazilian literature as a fundamental element in the school curriculum, including students' prior knowledge.
metadata.dc.subject: Antirracismo
Sociedade
Escola
Projeto Autoras Negras
Anti-racism
Society
School
Black Authours Project
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: ROSA, Raquel Martins da.A construção do pensamento antirracista através de autoras negras – uma proposta pedagógica em sala de aula. 20 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9081
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RAQUEL MARTINS DA ROSA.pdfRaquel Martins da Rosa 2021764.24 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???