???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Educação em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades docentes no desenvolvimento das aulas remotas no ensino fundamental
Autor(es): Paiva, Nubia Nidiane Oliveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
1° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
3° Membro da banca: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o cenário da educação e ação docente no Ensino Fundamental na modalidade remota em tempos de pandemia. Para alcançá-lo foram feitas extensas pesquisas em material bibliográfico sobre o tema e também uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com professores da área de linguagens de escolas de Ensino Fundamental da cidade de Quaraí, RS, fronteira com a Argentina, a fim de ter uma perspectiva sobre os desafios enfrentados pelos docentes neste momento em que foi necessário reinventar-se para que o ensino e aprendizagem dos alunos tivesse o mínimo de prejuízo. Em termos metodológicos este estudo segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, realizando um estudo bibliográfico em que serão apresentados alguns autores que discutem sobre a educação em tempos de pandemia e que analisam os impactos dessa nova realidade na prática docente, em aulas que repentinamente deixaram de ser presenciais e passaram a ser remotas. Este trabalho torna-se relevante tendo em vista a necessidade de discutir o papel do professor e sua capacidade de enfrentar e vencer desafios em sua profissão com o objetivo de proporcionar ao seu aluno um ensino e aprendizagem significativos e de qualidade, através do seu compromisso, responsabilidade e criatividade reformulando e adaptando a sua prática sempre que necessário.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo general analizar el escenario de la acción educativa y docente en la Educación Básica en la modalidad remota en tiempos de pandemia. Para lograrlo, se llevó a cabo una extensa investigación en material bibliográfico sobre el tema y también entrevistas a docentes en el área de idiomas de las escuelas de Educación Básica de la ciudad de Quaraí, RS, Brasil frontera com Argentina, con el fin de obtener una perspectiva sobre los desafíos que enfrentan los docentes en esta vez cuando era necesario reinventarse para que la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes tuviesen el menor daño. En términos metodológicos, este estudio sigue los supuestos de la investigación cualitativa, realizando un estudio bibliográfico en el que se presentarán algunos autores que discuten la educación en tiempos de pandemia y que analizan los impactos de esta nueva realidad en la práctica docente ya que las clases que dejaron de funcionar repentinamente de forma presencial se volviendo en un sistema remoto. Este trabajo cobra relevancia ante la necesidad de discutir el rol del docente y su capacidad para enfrentar y superar los desafíos de su profesión con el fin de brindar a sus alumnos una enseñanza y un aprendizaje significativo y de calidad, a través de su compromiso, responsabilidad y creatividad, reformulando y adaptando su práctica siempre que sea necesario.
metadata.dc.subject: Docência
Tecnologia
Docencia
Tecnología
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: PAIVA, Nubia Nidiane Oliveira. Educação em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades docentes no desenvolvimento das aulas remotas no ensino fundamental. 30 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9078
metadata.dc.date.issued: 16-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Nubia Nidiane Oliveira Paiva.pdfNubia Nidiane Oliveira Paiva 2021533.65 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???