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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O lúdico como instrumento de ensino em análise linguística nos anos finais do ensino fundamental II
Autor(es): Alves , Marta Vieira
Primeiro Orientador: Alves, Flávia Azambuja
1° Membro da banca: Alves, Flávia Azambuja
2° Membro da banca: Vieira, Lilia Lima
3° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
Resumo: Em março de 2021 as aulas presenciais na educação básica foram suspensas devido a Pandemia da COVID-19. Para dar continuidade ao ano letivo, o ensino remoto foi a principal modalidade de ensino utilizada pelos gestores educacionais. Nesse contexto, para facilitar o desenvolvimento das atividades educativas no ambiente familiar e contribuir estrategicamente com o processo educacional, considerando a análise linguística (AL), este trabalho tem como meta refletir a respeito das formas lúdicas de se trabalhar com AL em jogos educativos de modo a cativar a atenção do aluno, em meio a tantas distrações disponíveis no ciberespaço. A metodologia parte do princípio da natureza básica, com objetivos do tipo exploratório e procedimentos do tipo bibliográfico. Os resultados indicam que a exploração dos jogos digitais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do processo de aprendizagem em Análise Linguística.
Abstract: In March 2021, face-to-face classes in basic education were suspended due to the COVID-19 pandemic. To continue the school year, remote teaching was the main teaching modality used by educational managers. In this context, to facilitate the development of educational activities in the family environment and strategically contribute to the educational process, considering linguistic analysis (LA), this work aims to reflect on the playful ways of working with AL in educational games in a way to captivate the student's attention, amidst so many distractions available in cyberspace. The methodology is based on the principle of basic nature, with exploratory objectives and bibliographic procedures. The results indicate that the exploration of digital games can significantly contribute to the development of the learning process in Linguistic Analysis.
metadata.dc.subject: Educação
Lúdico
Jogos digitais
Análise Linguística
Education
Ludic
Digital games
Linguistic Analysis
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: ALVES, Marta Vieira. O lúdico como instrumento de ensino em análise linguística nos anos finais do ensino fundamental II. 26 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9048
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2021
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