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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Construção narrativa, visual e sonora em games: uma análise de Outer Wilds
Autor(es): Santos, Erica Ames dos
Primeiro Orientador: Thier, Roberta Roos
1° Membro da banca: Pereira, Camila Rodrigues
2° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos da construção narrativa, visual e sonora no game Outer Wilds. Para solucionar o objetivo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para explicar sobre jogos e comunicação (KENT, 2001; WOLF, 2012; NEWMAN, 2012); a indústria de games no Brasil (DINIZ, 2021; ABRITA, 2021); narrativa (CRAWFORD, 1984; RYAN, 2001; FRASCA, 1999); e produção visual e sonora (CARRASCO, 2010; GERBASE, 2012; ROZZO, 2015; FERREIRA 2022);. Os autores possibilitaram aprofundamentos teóricos para dissertar acerca dos games, da narrativa, da produção visual e sonora. Como metodologia deste estudo, uma abordagem adaptada de Diana Rose (ROSE, 2000), através de etapas como escolha, seleção e análise. Analisam-se dois momentos, onde o primeiro, identifica de maneira descritiva um padrão de narrativa; o segundo é de como a mensagem final do game é transmitida por elementos visuais, sonoros e narrativos. A partir deste trabalho, percebe-se que games e Outer Wilds podem ter destaque na perspectiva comunicacional, incorporando uma estrutura não linear.
Resumen : This work aims to analyze aspects of narrative, visual and sound construction in the game Outer Wilds. To solve the objective, bibliographical research was used to explain about games and communication (KENT, 2001; WOLF, 2012; NEWMAN, 2012); the games industry in Brazil (DINIZ, 2021; ABRITA, 2021); narrative (CRAWFORD, 1984; RYAN, 2001; FRASCA, 1999); and visual and sound production (CARRASCO, 2010; GERBASE, 2012; ROZZO, 2015; FERREIRA 2022); The authors provided theoretical insights to discuss games, narrative and visual and sound production. The methodology of this study was an approach adapted from Diana Rose (ROSE, 2000), through steps such as choice, selection and analysis. Two moments are analyzed, where the first, descriptively identifies a narrative pattern; the second is how the game's final message is conveyed through visual, sound and narrative elements. From this work, it is clear that games and Outer Wilds can stand out from a communication perspective, incorporating a non-linear structure.
Palabras clave : Jogos eletrônicos
Comunicação
Jogos
Análise do discurso
Outer Wilds
Video games
Communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : SANTOS, Erica Ames dos. Construção narrativa, visual e sonora em games: uma análise de Outer Wilds. 2023. 76 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9026
Fecha de publicación : 5-dic-2023
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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