Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9016
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reconstrução do experimento histórico de Mendel para uma proposta de ensino e aprendizagem em ciências |
Autor(es): | Viéga, Paula Vasconcellos da Silva |
Primeiro Orientador: | Wagner, Caroline |
1° Membro da banca: | Wagner, Caroline |
2° Membro da banca: | Jappe Goi, Mara Elisângela |
3° Membro da banca: | Sepel, Lenira Maria Nunes |
Resumo: | As atividades experimentais e a História da Ciência desenvolvidas na sala de aula, apresentam-se como uma possibilidade para aprimorar o ensino e a aprendizagem da ciência por meio da sua abordagem histórico-investigativa. Apresenta-se neste trabalho uma investigação com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental buscando responder a pergunta: As Atividades experimentais podem contribuir para o desenvolvimento da temática Hereditariedade nos anos finais do Ensino Fundamental ? Desta forma, buscou-se investigar as contribuições didático-pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem da temática Hereditariedade a partir de atividades lúdicas e da Reconstrução do Experimento Histórico de Gregor Mendel com as ervilhas. Para auxiliar nessas reflexões trazemos os pressupostos epistemológicos dos textos de Humberto Maturana, algumas ideias sobre as atividades práticas no ensino de Ciências e Biologia, Transposição Didática e como trabalhar o tema Genética e Hereditariedade na Educação Básica. Nessa perspectiva foi construída uma Sequência Didática com uma proposta envolvendo a Reconstrução do Experimento Histórico de Mendel. Os dados obtidos durante a investigação envolveram gravações de áudios dos encontros, escritas nos diários de bordo e os questionários respondidos pelos sujeitos participantes, posteriormente analisados através da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram as potencialidades do uso da Reconstrução de Experimento Histórico como instrumento no aprimoramento de ensino e aprendizagem, assim como o desenvolvimento da criatividade, imaginação, autonomia e cooperação entre os envolvidos no processo de interação. Como produto educacional, produziu-se um e-book com as atividades realizadas através do uso da Reconstrução do Experimento Histórico de Mendel, assim como um tutorial de como realizar a reconstrução do experimento a partir do cruzamento das ervilhas da espécie Pisum sativum. |
Abstract: | The experimental activities and the History of Science developed in the classroom present themselves as a possibility to improve the teaching and learning of science through its historical-investigative approach. This work presents an investigation with students in the 9th year of Elementary School, seeking to answer the question: Can experimental activities contribute to the development of the theme Heredity in the final years of Elementary School? In this way, investigate the didactic-pedagogical contributions in the teaching and learning processes of the Heredity theme based on playful activities and the Reconstruction of Gregor Mendel's Historical Experiment with peas. To assist in these reflections, we bring the epistemological assumptions of Humberto Maturana texts, some ideas about practical activities in teaching Science and Biology, Didactic Transposition and how to work on the topic of Genetics and Heredity in Basic Education. From this perspective, a Didactic Sequence was constructed with a proposal involving the Reconstruction of Mendel's Historical Experiment. The data obtained during the investigation involved audio recordings of the meetings, written in the logbooks and the questionnaires answered by the participating subjects, later analyzed using the Content Analysis methodology. The results highlighted the potential of using Historical Experiment Reconstruction as an instrument to improve teaching and learning, as well as the development of creativity, imagination, autonomy and cooperation among those involved in the interaction process. As an educational product, an e-book was produced with the activities carried out using Mendel's Historical Experiment Reconstruction, as well as a tutorial on how to reconstruct the experiment from the crossing of Pisum sativum peas. |
Palavras-chave: | Experimentos Históricos Atividades experimentais Ensino de Ciências Historical Experiments Experimental Activities Science Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | VIÉGA, Paula Vasconcellos da Silva. Reconstrução do experimento histórico de Mendel para uma proposta de ensino e aprendizagem em ciências 92p. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9016 |
Data do documento: | 21-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAOPAULA_VASCONCELLOS_DA_SILVA_VIEGA__.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PAULA_VASCONCELLOS_DA_SILVA_VIEGA__E_BOOK_.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.