Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9012
Tipo: Tese
Título : Impacto do ensino remoto sobre o processo de ensino- aprendizagem de Química e Bioquímica no ensino superior
Otros títulos : Impact of remote teaching on the teaching-learning process of Chemistry and Biochemistry in higher education
Autor(es): Rocha, Kellen Mariane Athaide
Primeiro Orientador: Boeira, Silvana Peterini
Coorientador: Salgueiro, Andréia Caroline Fernandes
Resumo: Em função da intensificação da emergência e crise sanitária da pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior brasileiras suspenderam as aulas presenciais, gerando debates sobre as possibilidades, riscos e consequências dessa paralisação e continuidade das atividades realizadas por outros meios. As medidas implementadas reavivaram um debate já existente e há tempos adormecido: a implementação e efetividade do ensino mediado por tecnologias, visto que essas estratégias online não se limitam a focar apenas em estratégias relacionadas à teoria, mas também possíveis aulas práticas de laboratório. Ainda hoje há muitos questionamentos quanto à eficiência desse novo modelo pedagógico. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto que o ensino remoto trouxe sobre o processo de ensino-aprendizagem de Química e Bioquímica no ensino superior. Para isso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados entrevista e questionários online destinados a acadêmicos e docentes dessas componentes curriculares de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul para um melhor entendimento da vivência dos mesmos no período pandêmico e pós-pandêmico. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Em suma, o ensino remoto durante a pandemia trouxe desafios e oportunidades para a educação. Os educadores utilizaram as novas tecnologias para promover uma aprendizagem ativa além da sala de aula tradicional. A participação dos alunos foi crucial para o desenvolvimento de habilidades relevantes, mas desigualdades econômicas e de acesso à tecnologia impactaram a experiência de aprendizagem. Apesar do retorno às formas tradicionais de ensino, é importante que os educadores aproveitem as lições aprendidas e busquem uma educação mais flexível e adaptável, valorizando diferentes estilos de aprendizagem e combatendo desigualdades, preparando os alunos para os desafios do futuro.
Resumen : Due to the intensification of the emergency and health crisis of the COVID-19 pandemic, Brazilian Higher Education Institutions suspended face-to-face classes, generating debates about the possibilities, risks and consequences of this stoppage and the continuity of activities carried out by other means. The implemented measures revived an existing and long-dormant debate: the implementation and follow-up of teaching mediated by technologies, since these online strategies are not limited to focusing only on strategies related to theory, but also possible practical laboratory classes. Even today there are many questions about the efficiency of this new pedagogical model. Therefore, the objective of this research was to evaluate the impact that remote teaching has brought on the teaching-learning process of Chemistry and Biochemistry in higher education. For this, it was used as an online experimental and interview data collection instrument aimed at academics and teachers of these curricular components of a higher education institution in Rio Grande do Sul for a better understanding of their experience in the pandemic and post-pandemic period. In short, remote teaching during the pandemic has brought both challenges and opportunities for education. Educators used new technologies to promote active learning beyond the traditional classroom. Student participation was crucial for the development of relevant skills, but negative inequalities and access to technology impacted the learning experience. Despite the return to traditional ways of teaching, it is important that educators take advantage of the lessons learned and seek a more flexible and adaptable education, valuing different learning styles and combating inequalities, preparing students for the challenges of the future.
Palabras clave : Remote Learning
COVID-19
Ensino Superior
Tecnologias digitais
Ensino Remoto
COVID-19
Digital Technologies
University education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Bioquímica
Citación : ROCHA, Kellen Mariane Athaide. Impacto do ensino remoto sobre o processo de ensino- aprendizagem de Química e Bioquímica no ensino superior. 151 p. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9012
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Doutorado em Bioquimica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KELLEN MARIANE ATHAIDE ROCHA.pdf10.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.