Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8997
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diferente é ser igual: educação inclusiva perspectivas e desafios na escola regular
Autor(es): Silva , Talita Viana da
Primeiro Orientador: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
1° Membro da banca: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
3° Membro da banca: Richter, Marcela Wanglon
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito das principais perspectivas e desafios da realidade da Educação Inclusiva no Instituto Estadual Educacional Aimone Soares Carriconde, com observações na escola, entrevista com professores e uma reflexão voltada para o trabalho de professores com crianças deficientes na escola. A metodologia possui um estudo bibliográfico sobre a temática, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de observações e entrevistas com professores (as) de educação básica, com o intuito de compreender como vem se desenvolvendo o trabalho docente na perspectiva da educação inclusiva e discussão teórica do conhecimento de campo. Ressalta-se que entre os principais impactos da inserção da criança com deficiência no ensino regular, estão a falta de profissionais capacitados para atender esses alunos, a estrutura das escolas, os processos de exclusão que envolve a (não) aceitação do público em geral, mesmo sendo o acesso à educação um direito de todos, uma educação com qualidade, independente das diferenças.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre las principales perspectivas y desafíos de la realidad de la Educación Inclusiva en el Instituto Estadual Educacional Aimone Soares Carriconde, con observaciones en la escuela, entrevistas con docentes y una reflexión sobre el trabajo de los docentes con niños discapacitados en la escuela. La metodología cuenta con un estudio bibliográfico sobre el tema, con carácter exploratorio y un enfoque cualitativo. La recolección de datos se realizó a través de observaciones y entrevistas con docentes de educación básica, con el fin de comprender cómo se viene desarrollando el trabajo docente desde la perspectiva de la educación inclusiva y la discusión teórica del saber de campo. Cabe señalar que entre los principales impactos de la inclusión de niños con discapacidad en la educación regular se encuentran la falta de profesionales capacitados para atender a estos estudiantes, la estructura de las escuelas, los procesos de exclusión que implican la (no) aceptación del público en general, incluso aunque el acceso a la educación es un derecho de todos, una educación con calidad, sin importar las diferencias.
Palavras-chave: Criança com deficiência
Educação Inclusiva
Niños con discapacidad
Educación inclusiva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SILVA, Talita Viana da. Diferente é ser igual: educação inclusiva perspectivas e desafios na escola regular. 31 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8997
Data do documento: 22-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA VIANA DA SILVA.pdfTalita Viana da Silva 20221.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.