???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8981
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Reflexões sobre o ensino do som vocálico schwa na língua inglesa
Autor(es): Ripardo, Ederson Rodrigues
Primeiro Orientador: Moraris, Káti a Vieira
1° Membro da banca: Moraris, Kátia Vieira
2° Membro da banca: Assumpção, Simone Silva Pires de
3° Membro da banca: Oliveira, Luciani Salcedo de
Resumo: A pesquisa centra-se na investigação sobre o ensino do som vocálico do schwa e sua abordagem no ensino superior. Destacamos a necessidade de enfocar no ensino de fonética e a fonologia em cursos de Licenciatura em Letras, já que, frequentemente, o foco na sintaxe e na comunicação em línguas adicionais tende a marginalizar a importância dos estudos de fonética e fonologia. O objetivo deste estudo é verificar como professores universitários abordam o ensino do schwa em inglês como língua adicional. Além disso, através da revisão da literatura, objetivamos elucidar como e por que o som vocálico schwa deve ser ensinado para falantes de inglês como língua adicional, bem como entender o papel atribuído por professores universitários para a instrução explícita no ensino de fonética e fonologia, especialmente, do som vocálico schwa. A metodologia adotada foi qualitativa utilizando o instrumento questionário online através do formulário do Google enviado à professores universitários de língua inglesa de universidades federais. Os professores universitários abordam o ensino da pronúncia em inglês de maneira expositiva e interativa, utilizando diversas metodologias. A compreensão sobre como ensinar o schwa em sala de aula permitiu destacar esse som comum no inglês, muitas vezes negligenciado em outros contextos educacionais. Nota-se que o ensino do schwa é geralmente discutido apenas quando surgem dúvidas de pronúncia ou quando o professor decide abordá-lo especificamente, sendo mais comum surgir em disciplinas de fonética e fonologia. Os resultados desta pesquisa não apenas corroboram a importância do ensino explícito do som vocálico do schwa, mas também apontam para a necessidade de promover mudanças nas práticas de ensino para garantir uma educação linguística em fonética e fonologia mais abrangente em todos os níveis educacionais.
Abstract: The research focuses on the teaching of the vowel sound schwa and its approach in higher education. We highlight the need to focus on the teaching of phonetics and phonology in Bachelor of Arts courses, as the focus on syntax and communication in additional languages often tends to marginalize the importance of phonetics and phonology studies. The aim of this study is to analyze how university professors approach the teaching of schwa in English as an additional language. In addition, through the literature review, we aimed to elucidate how and why the vowel sound schwa should be taught to speakers of English as an additional language, as well as to understand the role assigned by university professors to explicit instruction in the teaching of phonetics and phonology, especially of the vowel sound schwa. The methodology adopted was qualitative, using an online questionnaire through a Google form sent to English language professors at federal universities. Understanding how to teach schwa in the classroom made it possible to highlight this common sound in English, which is often neglected in other educational contexts. It can be seen that the teaching of schwa is generally only discussed when pronunciation doubts arise or when the teacher decides to address it specifically, and is more common in phonetics and phonology subjects. The results of this research not only corroborate the importance of explicitly teaching the vowel sound of schwa, but also point to the need to promote changes in teaching practices to ensure a more comprehensive language education in phonetics and phonology at all educational levels.
metadata.dc.subject: Fonética
Schwa
Ensino superior
Língua inglesa
Phonetics
Higher Ed teaching
English
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: RIPARDO, Ederson Rodrigues. Reflexões sobre o ensino do som vocálico schwa na língua inglesa.95 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8981
metadata.dc.date.issued: 5-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC___Ederson_Rodrigues_Ripardo.docx.pdf837.06 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???