Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dorneles , Pedro Fernando Teixeira-
dc.creatorMACIEL, Gabriela Solari-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:27:05Z-
dc.date.available2023-02-20-
dc.date.available2024-02-26T19:27:05Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationMACIEL, Gabriela Solari. Engajamento escolar em feiras de ciências : uma análise documental a partir de vídeo - relatos.77 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8971-
dc.description.abstractThis work consists of a documentary analysis involving aspects related to the theory of engagement and its involved types (behavioral, affective/emotional and cognitive) and Science Fairs. The concept of engagement is presented from a perspective of the school context, based on the literature study carried out. In this way, the initial research question is related to the potential of the Campus Bagé Science Fairs project to awaken in students a motivation to develop works for Science Fairs. As an object of study, we have a Festival of Video Reports with the participation of students and alumni who made reports in video format expressing the impacts of Science Fairs on their training, studies and/or professional careers. In which 9 students from the Jerônimo Mércio da Silveira State School in the municipality of Candiota participated. The videos were posted on a video sharing platform, YouTube. As a result, we have the construction of conceptual maps, on the general concepts of school engagement and the types: behavioral, emotional/affective and cognitive, carrying out a literature review and analyzing the transcripts of the videos, with the aim of identifying types of engagements presented in the students' speeches, with the purpose of proposing a theoretical articulation to support training actions for teachers participating in Science Fair events.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeiras de ciênciaspt_BR
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectEngajamento comportamentalpt_BR
dc.subjectEngajamento emocional/afetivopt_BR
dc.subjectEngajamento cognitivopt_BR
dc.subjectScience fairspt_BR
dc.subjectSchool engagementpt_BR
dc.subjectBehavioral engagementpt_BR
dc.subjectEmotional/affective engagementpt_BR
dc.subjectCognitive engagementpt_BR
dc.titleEngajamento escolar em feiras de ciências : uma análise documental a partir de vídeo - relatospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Dorneles , Pedro Fernando Teixeira-
dc.contributor.referee2Irala, Valesca Brasil-
dc.contributor.referee3Dworakowshi, Luis Antônio-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui de uma análise documental envolvendo aspectos relacionados à teoria de engajamento e seus tipos envolvidos (comportamental, afetivo/emocional e cognitivo) e Feiras de Ciências. O conceito de engajamento é apresentado a partir de uma perspectiva de contexto escolar, a partir do estudo da literatura realizado. Desta forma, a questão inicial de pesquisa está relacionada com o potencial do projeto Feiras de Ciências do Campus Bagé em despertar nos estudantes uma motivação para desenvolverem trabalhos para Feiras de Ciências. Como objeto de estudo temos um Festival de Vídeos Relatos que contou com a participação de alunos e ex-alunos que realizaram relatos em formato de vídeo expressando os impactos das Feiras de Ciências em suas formações, estudos e/ou carreiras profissionais, no qual participaram 9 estudantes da Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira do município de Candiota. Os vídeos foram postados em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, YouTube. Como resultados temos a construção de mapas conceituais, sobre os conceitos gerais de engajamento escolar e os tipos: comportamental, emocional/afetivo e cognitivo, a realização da revisão da literatura e a análise das transcrições dos vídeos, com o intuito de identificação de tipos de engajamentos apresentados nas falas dos estudantes, tendo como finalidade de propor uma articulação teórica para fundamentar ações de formações para professores participantes dos eventos de Feiras de Ciências.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_II___Gabriela_Solari_Maciel_2023.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.