???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8947
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Tá dado: articulação e explicação de dados como facilitador na compreensão
Autor(es): Ferreira, Isis Teixeira de Carvalho
Primeiro Orientador: Baccin, Alciane Nolibos
1° Membro da banca: Feitosa, Sara Alves
2° Membro da banca: Belochio, Vivian de Carvalho
Resumo: A partir da perspectiva da democratização da informatização, e da literacia midiática, o presente projeto experimental tem como objetivo geral criar uma página no Instagram para explicar o uso de dados no jornalismo, contribuindo para a melhor compreensão desses dados pelos consumidores de informações jornalísticas. Para alcançarmos esse objetivo, partimos do seguinte questionamento: como uma página no Instagram pode ser um espaço de literacia sobre uso de dados no jornalismo e contribuir para a melhor compreensão desses dados pelos consumidores de informação? Recorremos aos estudos teóricos sobre democratização da informação e de dados, educomunicação, letramento e literacia midiática, jornalismo de dados e com dados e mídias sociais digitais. As técnicas metodológicas utilizadas foram a pesquisa exploratória e bibliográfica e a construção do projeto, que dividimos em três fases: préprodução, produção e pós-produção. O resultado foi o perfil @ta_dado__, composto inicialmente por cinco postagens que contribuem com a compreensão do uso de dados no jornalismo.
Abstract: From the perspective of the democratization of information and media literacy, the present experimental project has the general objective of creating a page on Instagram to explain the use of data in journalism, contributing to a better understanding of this data by consumers of journalistic information. To achieve this objective, we start with the following question: how can an Instagram page be a space for literacy about the use of data in journalism and contribute to a better understanding of this data by information consumers? We resort to theoretical studies on the democratization of information and data, educommunication, literacy and media literacy, data and data journalism and digital social media. The methodological techniques used were exploratory and bibliographical research and the construction of the project, which we divided into three phases: pre-production, production and post-production. The result was the profile @ta_dado__, initially composed of five posts that contribute to the understanding of the use of data in journalism.
metadata.dc.subject: Jornalismo
Banco de dados
Banco de dados da Web
Divulgação de informação
Instagram (Firma)
Journalism
Database
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, Isis Teixeira de Carvalho. Tá dado: articulação e explicação de dados como facilitador na compreensão. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8947
metadata.dc.date.issued: 5-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Isis Teixeira de Carvalho Ferreira 2023.pdf1.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???