???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8864
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lazzaris, Fabiane-
dc.creatorBenites, Cristian Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:56:53Z-
dc.date.available2024-01-24T19:56:53Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationBENITES, Cristian Oliveira. Pedagogia da imaginação: o potencial do RPG como ferramenta educacional libertadora. Orientadora: Fabiane Lazzaris. 2023. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8864-
dc.description.abstractThis project aims to explore the potential use of Role-playing Game (RPG) as a teaching methodology to foster meaningful learning in Portuguese language and literature, with a focus on reading, writing, and oral skills. A pedagogical intervention project was proposed for the classroom, designed to be implemented by any Portuguese and literature teacher, even those unfamiliar with RPG. The research included a literature review and a proposed didactic sequence of 8 lessons, each lasting 50 minutes. The theoretical approach delved into the concept and history of RPG, its connection to literature, as well as gamification in education and the knowledge and learning objectives based on the BNCC. The investigation aims to contribute to the scientific community by highlighting the potential benefits of RPG as a contextualized teaching tool for Portuguese language and literature, along with the evidence supporting its application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRole-playing Gamept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectImaginationpt_BR
dc.titlePedagogia da imaginação: o potencial do RPG como ferramenta educacional libertadorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a possibilidade do uso do Role-playing Game (RPG) como metodologia de ensino para promover a aprendizagem significativa de língua portuguesa e literatura, com foco em leitura, escrita e oralidade. Propôs-se um projeto de intervenção pedagógica na sala de aula a ser aplicada por qualquer professor de português e literatura, mesmo que leigo em relação ao RPG. A pesquisa contemplou uma revisão da literatura e uma proposta de sequência didática de 08 aulas a ser aplicada em períodos de 50 minutos cada. A abordagem teórica explorou o conceito e a história do RPG, sua relação com a literatura, bem como a gamificação na educação e os objetivos de conhecimento e aprendizagem baseados na BNCC. A investigação visa contribuir para a comunidade científica evidenciando os possíveis benefícios do RPG como ferramenta de ensino contextualizada ao ensino de português e literatura, assim como as evidências que possibilitam sua aplicação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Cristian Oliveira Benites - 2023.pdf447.15 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???