???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8860
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Letramento visual no ensino de língua portuguesa: uma proposta de ebook para professores do ensino médio
Autor(es): Silva, Maura da Costa
Primeiro Orientador: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral discutir a relevância e apresentar uma possibilidade de trabalho pedagógico referente ao letramento visual no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Como aporte teórico foram delimitados autores do campo de ensino de Língua Portuguesa (Antunes, 2003; Geraldi, 2011), leitura (Chartier, 2000; Pétit, 2012; Koch e Elias, 2011), Gramática Visual (Kress e Van Leeuwen, 2006), Letramento Visual (Carvalho e Aragão, 2015) e Gêneros Digitais (Marcuschi, 1999). A partir disso, propõe a criação de um ebook sobre letramento visual no ensino da Língua Portuguesa, com uma sequência didática gamificada potencializada pelas tecnologias digitais, destinada aos professores do Ensino Médio. A justificativa para desenvolver este recurso educacional é fundamentada na importância social de promover a compreensão do letramento visual e estimular as competências digitais dos alunos, capacitando-os para a interpretação de diversos gêneros digitais que fazem parte de seu cotidiano. Isso também está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que preconiza o ensino de textos multimodais. Os resultados deste estudo destacam a importância do letramento visual no desenvolvimento da capacidade crítica e cidadã dos jovens estudantes, bem como evidenciam a carência de materiais didáticos para auxiliar os professores nesse processo educacional. A falta de recursos para promover o letramento visual é uma lacuna significativa que esta pesquisa visa preencher através do ebook criado, que será disponibilizado em repositórios de recursos educacionais abertos.
Abstract: This qualitative research aims to discuss the relevance and present a possibility for pedagogical work related to visual literacy in the teaching of Portuguese language in High School. The theoretical framework encompasses authors from the field of Portuguese language education (Antunes, 2003; Geraldi, 2011), reading (Chartier, 2000; Pétit, 2012; Koch and Elias, 2011), Visual Grammar (Kress and Van Leeuwen, 2006), Visual Literacy (Carvalho and Aragão, 2015), and Digital Genres (Marcuschi, 1999). Based on this, it proposes the creation of an ebook on visual literacy in Portuguese language teaching, featuring a gamified didactic sequence enhanced by digital technologies, intended for high school teachers. The justification for developing this educational resource is grounded in the social importance of promoting understanding of visual literacy and fostering students' digital skills, enabling them to interpret various digital genres that are part of their daily lives. This aligns with the National Common Curriculum Base, which advocates for the teaching of multimodal texts. The results of this study emphasize the importance of visual literacy in the development of critical and civic capabilities among young students, while also highlighting the lack of educational materials to assist teachers in this educational process. The insufficient resources to promote visual literacy represent a significant gap that this research aims to address through the created ebook, which will be made available in open educational resource repositories.
metadata.dc.subject: Língua Portuguesa
Ensino
Letramento digital
Letramento visual
Ensino médio
Portuguese language
Teaching
Digital literacy
Visual literacy
High school
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Maura da Costa. Letramento visual no ensino de língua portuguesa: uma proposta de ebook para professores do ensino médio. Orientadora: Camila Gonçalves dos Santos do Canto. 2023. 102p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8860
metadata.dc.date.issued: 11-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Maura da Costa e Silva - 2023.pdf4.45 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???