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dc.contributor.advisor1Rocha, Marcelo da Silva-
dc.creatorAndrade, Gabriel Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-01-19T17:54:29Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-01-19T17:54:29Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationANDRADE, Gabriel Rodrigues de. Turnê pelas identidades LGBTQIAP+ através dos clipes de Madonna e Lady Gaga. 2023. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8847-
dc.description.abstractThe present study examines pop culture productions and elements that may be representative for the LGBTQIAP+ community. We carried out an analysis through the representations of pop culture arising from the singers Madonna and Lady Gaga in their video clips “Justify My Love” (1990) and “Alejandro” (2010). Through the specific objectives, we seek to: a) investigate the concepts of identities in contemporary times; b) analyze a video clip of each artist to identify the points of LGBTQIAP+ representation in the selected audiovisual products; c) compare similarities and differences in the analyzed audiovisual representations. The methodological course took place in order to meet the objectives and build a strong theoretical basis for the analysis. We approach themes such as gender, sexuality and identity from authors such as Facchini and França (2009), Hall (2006) and Louro (1997). Culture and pop music were founded by Becko and Amaral (2020), Gonzatti (2022) and Soares (2015). The transcription and tabulation of the video clips was performed using the moving image analysis method, by Diana Rose (2018), and the analysis was described through a bibliographic review (STUMPF, 2011). In this perspective, we understand identity as something plural, and the videos portray different forms of expression of sexual and gender identities. Historically, the LGBTQIAP+ community has had its identities questioned, and good representations cause identification.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na músicapt_BR
dc.subjectMadonna, 1958-pt_BR
dc.subjectLady Gaga, 1986-pt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.titleTurnê pelas identidades LGBTQIAP+ através dos clipes de Madonna e Lady Gagapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596680577568473pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee2Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo examina produções da cultura pop e os elementos que possam ser representativos para a comunidade LGBTQIAP+. Realizamos uma análise através das representações da cultura pop advindas das cantoras Madonna e Lady Gaga em seus videoclipes “Justify My Love” (1990) e “Alejandro” (2010). Por meio dos objetivos específicos, buscamos: a) investigar os conceitos de identidades na contemporaneidade; b) analisar um videoclipe de cada artista para identificar quais são os pontos de representação LGBTQIAP+ nos produtos audiovisuais selecionados; c) comparar similaridades e diferenças nas representações audiovisuais analisadas. O percurso metodológico se deu a fim de atender os objetivos e construir uma base teórica forte para a análise. Abordamos temas como gênero, sexualidade e identidade a partir de autores como, Facchini e França (2009), Hall (2006) e Louro (1997). A cultura e a música pop foram fundamentadas por Becko e Amaral (2020), Gonzatti (2022) e Soares (2015). A transcrição e tabulação dos videoclipes foi realizada pelo método de análise de imagens em movimento, de Diana Rose (2018), e a análise foi descrita por meio de revisão bibliográfica (STUMPF, 2011). Nesta perspectiva, compreendemos a identidade como algo plural, e os vídeos retratam diferentes formas de expressão de identidades sexuais e de gênero. Historicamente a comunidade LGBTQIAP+ tem suas identidades questionadas, e boas representações causam identificação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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Gabriel Rodrigues de Andrade 2023.pdf1.77 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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