???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8827
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Classificação de resíduos sólidos e logística reversa aplicadas em uma empresa do setor rodoviário de passageiros de Bagé - RS
Autor(es): Baumbach, Wellington dos Santos
Primeiro Orientador: Souza, Tânia Regina de
1° Membro da banca: Souza, Tânia Regina de
2° Membro da banca: Justi, Gabriel Henrique
3° Membro da banca: Argenta, Aline Brum
Resumo: A logística existe desde antigamente onde era utilizada por militares responsáveis pela finança e distribuição de suprimentos nas guerras. Atualmente a logística se faz presente permitindo à sociedade o acesso aos mais variados produtos, no tempo, local e quantidade necessários, através do menor custo possível. Porém, com o passar dos anos os consumidores passaram a valorizar mais aspectos ambientais e, não somente, os relacionados à qualidade e custo. Deste modo surgiu a logística reversa que estabelece um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou para destinação final ambientalmente adequada. Este Trabalho e Conclusão de Curso (TCC) foi realizado objetivando um estudo para classificar os resíduos sólidos e compreender os processos de logística reversa em uma empresa do setor rodoviário de passageiros da cidade de Bagé (RS). A metodologia empregada foi quantitativa e realizada através de entrevistas com funcionários e visitas in loco. Os resultados mostraram que os resíduos produzidos são acondicionados na própria empresa onde são gerados. A classificação dos resíduos sólidos seguiu a Norma NBR 10004 (ABNT, 2004) e mostrou que as lâmpadas fluorescentes, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), as estopas impregnadas de óleos e graxas, os filtros de óleo e as baterias automotivas são da Classe I – Perigosos e os metais e pneus são da Classe II B - Inertes. A verificação da eficácia da logística reversa (LR) dos resíduos sólidos conforme os requisitos estabelecidos pela PNRS (BRASIL, 2010), mostrou que apenas as lâmpadas fluorescentes não seguem o estabelecido pela PNRS, mas o OLUC, as baterias automotivas e os pneus seguem os trâmites legais da LR. Foi possível sugerir melhorias à empresa como realizar a prática da logística reversa das lâmpadas fluorescentes, o descarte das estopas que estão impregnadas de óleo e graxas e dos filtros de óleo na própria cidade de Bagé, e a contratação de uma empresa especializada em descarte de pneus, que viesse retirá-los em Bagé. Esse TCC permitiu verificar que a Empresa X realiza um trabalho que cumpre, na maior parte, as legislações vigentes com relação ao descarte de resíduos.
Abstract: Logistics has existed since ancient times where it was used by military personnel responsible for financing and disributing supplies em wars. Currently, logistics is present, allowing society to access the most varied products, at the necessary time, place and quantity, at the lowest possible cost. However, over the years, consumers began to value environmental aspects more and not only those related to quality and cost. In this way, reverse logistics emerged, which establishes a set of actions, procedures and means designed to enable the collection and return of solid waste to the business sector, for reuse or for environmentally appropriate final disposal. This TCC was carried out with the aim of a study to classify solid waste and understand the reverse logistics processes in a company in the passenger road sector in the city of Bagé (RS). The methodology used was quantitative and carried out through interviews with employees and on-site visits. The results showed that the waste produced is stored in the company where it is generated. The classification of solid waste followed Standard NBR 10004 (ABNT, 2004) and showed that fluorescent lamps, OLUC, tow impregnated with oils and grease, oil filters and automotive batteries are Class I – Hazardous and metals and tires are Class II B - Inert. Verification of the effectiveness of the LR of solid waste according to the requirements established by the PNRS (BRASIL, 2010), showed that only fluorescent lamps do not follow what is established by the PNRS, but the OLUC, automotive batteries and tires follow the legal procedures of the LR. It was possible to suggest improvements to the company, such as implementing reverse logistics for fluorescent lamps, disposing of tow that is impregnated with oil and grease and oil filters in the city of Bagé itself, and hiring a company specialized in tire disposal. , to come and collect them in Bagé. This TCC made it possible to verify that Company X carries out work that complies, for the most part, with current legislation regarding waste disposal.
metadata.dc.subject: Meio ambiente
Logística reversa
Pós-venda
Pós-consumo
Sustentabilidade
Environment
Reverse logistic
Post sales
Post consumption
Sustainability
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BAUMBACH, Wellington dos Santos. Classificação de resíduos sólidos e logística reversa aplicadas em uma empresa do setor rodoviário de passageiros de Bagé - RS. 2023. 79 f.:il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8827
metadata.dc.date.issued: 18-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Química

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TCC Wellington Baumbach 2023.pdf1.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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