Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8803
Tipo: Dissertação
Título: Aplicativos turísticos de abrangências regional e não regional: semelhanças e diferenças na aplicação de princípios da comunicação visual entre os aplicativos Eu Turista - Silveira Martins e Tripadvisor
Autor(es): Brum, Jonas Weber
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Pons, Mônica Elisa Dias
Resumo: Esta dissertação aborda como a comunicação visual pode colaborar no desenvolvimento de aplicativos de smartphone voltados para o turismo regional. Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e muitas regiões turísticas não utilizam aplicativos para divulgar seus atrativos turísticos. Para entender essa relação, foram escolhidos dois aplicativos turísticos que abrangências distintas: O primeiro, de abrangência regional, foi o Eu Turista - Silveira Martins, desenvolvido durante o ano de 2022 e produzido como produto da disciplina Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) - Execução do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa e que tem como cenário turístico o município da Quarta Colônia, que teve seu Geoparque reconhecido pela UNESCO em 2023. O segundo aplicativo escolhido foi o Tripadvisor, surgido como um website no ano 2000 e que hoje é uma plataforma mundial de destinos turísticos. Foram utilizadas referências da comunicação visual como Donis A. Dondis (1997) e Richard Hollis (2001) e de Luiz Renato Ignarra (2003), na área do turismo, para estabelecer fundamentos da comunicação visual que pudessem ser aplicados no desenvolvimento de aplicativos turísticos. Com base em pesquisas bibliográficas sobre fundamentos do turismo e dispositivos móveis, pode-se estabelecer um protocolo de análise para determinar as semelhanças e diferenças entre os dois aplicativos nos aspectos técnicos e também simbólicos da comunicação visual. Foram utilizadas imagens de telas onde pode-se fazer apontamentos e estabelecer tabelas comparativas entre os dois produtos em relação a diversos quesitos pertinentes ao estudo. Como resultados, pode-se apontar recomendações relativas ao design gráfico para a criação de aplicativos turísticos regionais que podem auxiliar estudantes e profissionais das áreas envolvidas.
Abstract: This dissertation addresses how visual communication can contribute to the development of regional tourism smartphone applications. Mobile devices are increasingly prevalent in people's lives, yet many tourist regions do not utilize apps to promote their attractions. To understand this relationship, two tourist apps with different scopes were chosen: the first, with a regional scope, is "Eu Turista - Silveira Martins," developed in 2022 as a product of the Research, Development, and Innovation (PD&I) discipline of the Postgraduate Program in Communication and Creative Industry. It focuses on the tourism scenario of the municipality of Quarta Colônia, which had its Geopark recognized by UNESCO in 2023. The second chosen app is Tripadvisor, which originated as a website in 2000 and has become a global platform for tourist destinations. References from visual communication experts such as Donis A. Dondis (1997), Richard Hollis (2001), and Luiz Renato Ignarra (2003) in the field of tourism were used to establish visual communication principles applicable to the development of tourist apps. Based on literature research on tourism fundamentals and mobile devices, an analysis protocol was established to determine the similarities and differences between the two apps in terms of technical and symbolic aspects of visual communication. Screenshots were used to make observations and establish comparative tables between the two products regarding various relevant aspects of the study. As a result, recommendations regarding graphic design for the creation of regional tourist apps were identified, which can assist students and professionals in the related fields.
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Turismo
Smartphones
Comunicação visual
Sites da Web
Tripadvisor
EuTurista
Mobile Apps
Tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citação: BRUM, Jonas Weber. Aplicativos turísticos de abrangências regional e não regional: semelhanças e diferenças na aplicação de princípios da comunicação visual entre os aplicativos Eu Turista - Silveira Martins e Tripadvisor. 2023. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8803
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jonas Weber Brum 2023.pdf30.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.