Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8794
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações sociais de sexo e violência de gênero: um estudo relacionado ás produções bibliográficas publicadas pelo serviço social brasileiro
Autor(es): Andrade, Bibiana Miler
Primeiro Orientador: Damascena, Monique Bronzoni
1° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
2° Membro da banca: Guilherme, Rosilaine Coradini
Resumo: O presente artigo tem como tema “Relações sociais de sexo e violência de gênero: um estudo relacionado ás produções bibliográficas publicadas pelo serviço social brasileiro”, tendo como disposição demostrar a importância do Serviço Social em articular com as temáticas e também dar visibilidade ao tema a partir da exposição dos dados de pesquisa levantados para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Levantou-se produções bibliográficas da área do Serviço Social, sendo possível analisar nessas bibliografias como as autoras conceituam cada categoria dando visibilidade ao tema. As relações sociais de sexo constituem uma diferença social construída entre homens e mulheres que se torna a chave para violência de gênero, por isso a percepção de violência e gênero estão ligadas. A pesquisa teve como objetivo apreender como o Serviço Social articula em suas produções bibliográficas, a partir dos anos 2000, as relações sociais de sexo e a violência de gênero, a fim de dar visibilidade a esta discussão teórico-prática para a profissão. Como principal resultado, mostra-se que ao entender as relações sociais de sexo e seus efeitos na violência de gênero contra a mulher torna-se evidente reconhecer que essa violência está fundamentada em uma estrutura organizacional que é machista e racista. Essa estrutura é fortalecida por questões ideológicas e políticas que sustentam esses aspectos, alinhadas à ordem do atual modo de produção e às relações de desigualdade geradas por esse sistema. Entende-se por meio das produções que as relações de sexo não são questões isoladas, elas são estruturantes fortalecida pelo conflito entre classe, raça/etnia que trazem consigo consequências sociais, temos como exemplo a violência de gênero já citada.
Resumen: El presente artículo tiene como tema las “Social relations of sex and gender violence: a study related to bibliographical productions published by Brazilian social services”, con el objetivo de demostrar la importancia del Trabajo Social en articularse con los temas y también dar visibilidad al tema a través de la exposición de datos de investigación recopilados para la producción del Trabajo de Finalización de Curso (TCC) de la carrera de Servicio Social en La Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA. Se recopilaron producciones bibliográficas en el área del Servicio Social, permitiendo analizar en estas bibliografías cómo los autores conceptualizan cada categoría, dando visibilidad al tema. Las relaciones sociales sexuales constituyen una diferencia social construida entre hombres y mujeres que se convierte en la clave de la violencia de género, por lo que la percepción de violencia y género están vinculadas. La investigación tuvo como objetivo comprender cómo el Trabajo Social articula en sus producciones bibliográficas, a partir de los años 2000, las relaciones sociales de sexo y violencia de género, con el fin de dar visibilidad a esa discusión teórica para la profesión. Como resultado principal, se muestra que al comprender las relaciones sociales de sexo y sus efectos en la violencia de género contra las mujeres, se hace evidente reconocer que esta violencia se sustenta en una estructura organizacional sexista y racista. Esta estructura se ve fortalecida por cuestiones ideológicas y políticas que sustentan estos aspectos, alineadas con el orden del modo de producción actual y las relaciones de desigualdad que genera este sistema. Se entiende a través de las producciones que las relaciones de género no son cuestiones aisladas, son estructurantes fortalecidas por el conflicto entre clase, raza/etnia, que llevan consigo consecuencias sociales; tenemos como ejemplo la violencia de género ya mencionada.
Palavras-chave: Serviço Social
Violência contra as mulheres
Identidade de gênero
Patriarcado
Interação social
Servicios sociales
Violencia contra la mujer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ANDRADE, Bibiana Miler. Relações sociais de sexo e violência de gênero: um estudo relacionado ás produções bibliográficas publicadas pelo serviço social brasileiro. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8794
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bibiana Miler Andrade 2023.pdf407.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.